HomePoderBrasilPanelaços ligam alerta no governo

Panelaços ligam alerta no governo

Publicado em

Integrantes do governo ficaram em alerta com panelaços registrados na noite desta terça-feira (17) contra o presidente Jair Bolsonaro em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Nas palavras de um auxiliar do presidente, o protesto não estava no radar e surpreendeu o governo.

Há o reconhecimento de interlocutores do próprio presidente de que o protesto é uma resposta da população ao movimento errático de Bolsonaro diante da pandemia de coronavírus no mundo.

Enquanto líderes mundiais reconhecem a gravidade da situação, na terça-feira, Bolsonaro repetiu que havia “histeria” em relação ao novo coronavírus e que as ações dos governadores sobre o isolamento prejudicam a economia.

“Na Itália, as pessoas vão para janela cantar, num gesto de solidariedade. Na Espanha, a população vai para janela aplaudir os profissionais de saúde. No Brasil, as pessoas foram para a janela para protestar contra o comportamento do presidente. Algo está errado por aqui”, reconheceu um auxiliar do governo.

O blog apurou que há constrangimento entre os próprios integrantes do primeiro escalão com as declarações de Bolsonaro minimizando os impactos da pandemia.

“Bolsonaro vai para um lado e sua equipe está agindo em outra direção”, disse ao blog um interlocutor do presidente, demonstrando preocupação.

Apesar das falas contraditórias de Bolsonaro, o governo anunciou na noite de terça que pedirá ao Congresso para reconhecer estado de calamidade pública em razão da pandemia.

Ao mesmo tempo, os ministros da Justiça, Sergio Moro, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinaram uma portaria interministerial que determina que pessoas que descumprirem regras de quarentena ou isolamento poderão ser presas.

Como revelou o blog, para aliados e até mesmo auxiliares próximos de Jair Bolsonaro, acendeu o sinal amerelo no governo com o impacto negativo, até mesmo entre apoiadores do presidente, do gesto de incentivar as manifestações e cumprimentar simpatizantes com a mão, em meio à pandemia de coronavírus. Bolsonaro contrariou recomendações de autoridades médicas e do próprio Ministério da Saúde, de se evitar aglomerações e contato.

A percepção é que pela primeira vez foi detectada uma perda de apoio mais expressiva naqueles que tradicionalmente apoiam gestos e atitudes de Bolsonaro. E também, pela primeira vez, avaliam auxiliares, trincou a imagem de Bolsonaro no núcleo duro das redes sociais.

Leia mais:
Bolsonaro não está com Coronavírus
Ministro de Bolsonaro, general Heleno diz que está com coronavírus
Coronavírus: vice-reitor da Ufam é confirmado como segundo caso no Amazonas

Com informações do G1*

Últimos Artigos

Pix no Centro de uma Disputa Global: O Impacto e as Controvérsias do Sistema Brasileiro

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, não é...

Nova medida do Incra beneficia pescadores de Anori com projeto inédito de reforma agrária

Uma ação precursora para o setor extrativista da Região Norte começou a ganhar forma...

Região Norte recebe projeto nacional voltado para transformação digital no setor público

O Estado do Amazonas foi escolhido como o ponto de partida na região Norte...

Avanço médico: Estudo brasileiro com terapia celular atinge 87,5% de eficácia e será integrado ao SUS

Uma pesquisa clínica de vanguarda desenvolvida em território nacional trouxe resultados altamente promissores para...

Mais artigos como este

Pix no Centro de uma Disputa Global: O Impacto e as Controvérsias do Sistema Brasileiro

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, não é...

Nova medida do Incra beneficia pescadores de Anori com projeto inédito de reforma agrária

Uma ação precursora para o setor extrativista da Região Norte começou a ganhar forma...

Região Norte recebe projeto nacional voltado para transformação digital no setor público

O Estado do Amazonas foi escolhido como o ponto de partida na região Norte...