Torcedores encarnados reciclam 236 quilos de materiais na primeira noite do Festival de Parintins 2024
A galera do boi-bumbá Garantido saiu na frente na disputa de reciclagem. Os torcedores encarnados destinaram corretamente 236 quilos de materiais recicláveis ao ecoponto do projeto “Recicla, Galera”. Em comparação, a galera do Caprichoso reciclou 180 quilos de materiais.
A iniciativa “Recicla, Galera” é promovida pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil. O objetivo é incentivar os torcedores a destinarem corretamente seus resíduos recicláveis durante o festival. O bumbá que mais reciclar receberá um prêmio de R$ 20 mil em ações de sustentabilidade, além do título de Campeão Sustentável do Festival de Parintins 2024.
Engajamento Sustentável
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, ressaltou a importância do engajamento dos torcedores. “A mobilização das galeras é crucial para o ‘Recicla, Galera’, a maior ação de sustentabilidade de Parintins. Este é apenas o resultado da primeira noite; ainda há dois dias de disputa no Bumbódromo. Convocamos todas as galeras a se engajarem e fazer deste um festival mais sustentável.”
Os materiais recicláveis coletados no Bumbódromo foram triados e pesados no Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, situado na Praça da Liberdade, por profissionais da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) sob supervisão da Sema. Taveira também destacou que muitos resíduos não recicláveis, como TNT e papéis laminados, foram descartados incorretamente e não contabilizados na disputa.
Continuação da Disputa
A disputa de reciclagem continuará até domingo (30/06). Os torcedores recebem sacolas recicláveis na entrada do Bumbódromo para coletar plásticos, papéis, papelão e outros materiais recicláveis durante as apresentações. Ao final de cada noite, os torcedores devem levar suas sacolas cheias aos ecopontos de seus respectivos bois.
Sobre o Projeto ‘Recicla, Galera’
O projeto ‘Recicla, Galera’ é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, promovido pelo Governo do Amazonas, Sema, e Sistema Coca-Cola Brasil, com execução operacional pelo Impact Hub Manaus. O projeto visa promover a sustentabilidade no festival, incentivando a reciclagem de resíduos e gerando renda para os catadores. Nas edições anteriores, mais de 7,8 toneladas de resíduos foram recicladas.
A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Sebrae, Solar Coca-Cola e Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin).