HomeEm AltaEstiagem: Conheça as doenças comuns no período das vazantes

Estiagem: Conheça as doenças comuns no período das vazantes

Publicado em

Doenças monitoradas incluem os casos de hepatite A, leptospirose e doenças diarreicas aguda

A Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), alerta para medidas de prevenção para evitar as doenças no período das vazantes no Amazonas, como hepatite A, e leptospiroses e doenças diarreicas aguda.

De acordo com o monitoramento dos dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, no período de janeiro a agosto de 2023, foram confirmados 18 casos de Hepatite A, contra 15 casos confirmados da doença no mesmo período, no ano passado.

Em relação à leptospirose, foram 24 casos confirmados até agosto de 2023, e 48 casos da doença em 2022, o que significa uma redução de 66,7% de casos.

Durante a descida dos rios, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta a importância da prevenção destas doenças, principalmente, nas comunidades mais atingidas pela estiagem no Estado.

“Estamos em plena execução do plano de contingência de vigilância em saúde para o enfrentamento à estiagem, junto com as secretarias municipais de saúde, para diminuir o risco de emergência de saúde pública na população”, destaca a diretora Tatyana.

O chefe de Departamento da Vigilância Epidemiológica da (DVE) da FVS-RCP, Alexsandro Melo, explica que, além de doenças de notificação compulsória como hepatite A e leptospirose, o órgão monitora através da rede sentinela as doenças diarreicas agudas.

“Alertamos a população para procurar a unidade de saúde, caso apresente os sintomas como diarreia, febre, vômito. O atendimento precoce evita casos graves e até óbito pela doença”, salienta o chefe de DVE, Alexsandro Melo, e disponibiliza o último informe sobre o assunto no link https://abrir.link/QZIJ2.

Medida de Prevenção

O uso do hipoclorito de sódio é utilizado para tratamento domiciliar da água de consumo humano e recomendado principalmente, neste período da vazante, com a finalidade de melhorar a qualidade da água e prevenir doenças de veiculação hídrica.

O produto é distribuído para pessoas que não têm acesso ao serviço de água tratada, de forma gratuita, pelas secretarias municipais de saúde do interior.

De acordo com os profissionais de saúde, para o tratamento da água para consumo humano recomenda-se colocar 2 gotas de hipoclorito de sódio de concentração a 2,5%, para cada 1 litro de água.

Últimos Artigos

Roberto Cidade aposta em qualificação, concursos e novas matrizes para ampliar empregos no Amazonas

O candidato à reeleição Roberto Cidade defendeu, nesta sexta-feira (11/9), uma estratégia para ampliar...

Operação Mulher Segura cumpre 25 mandados de prisão no Amazonas

A Operação Mulher Segura cumpriu 25 mandados de prisão por crimes relacionados à violência...

Bolsa Universidade 2027 terá quase 20 mil bolsas em Manaus

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quinta-feira (10) a edição 2027 do Bolsa Universidade,...

Eventos climáticos extremos avançam em região inesperada da Amazônia

Uma nova pesquisa internacional aponta que eventos climáticos extremos estão avançando rapidamente em uma...

Mais artigos como este

Roberto Cidade aposta em qualificação, concursos e novas matrizes para ampliar empregos no Amazonas

O candidato à reeleição Roberto Cidade defendeu, nesta sexta-feira (11/9), uma estratégia para ampliar...

Operação Mulher Segura cumpre 25 mandados de prisão no Amazonas

A Operação Mulher Segura cumpriu 25 mandados de prisão por crimes relacionados à violência...

Bolsa Universidade 2027 terá quase 20 mil bolsas em Manaus

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quinta-feira (10) a edição 2027 do Bolsa Universidade,...