HomeCotidianoGoverno do AM ampliou o nº de municípios com luminárias de LED

Governo do AM ampliou o nº de municípios com luminárias de LED

Publicado em

Beruri e São Paulo de Olivença, que não estavam entre os previstos, serão contemplados já a partir de outubro
O Governo do Amazonas anunciou a ampliação do programa de modernização da iluminação pública do interior, incluindo mais duas cidades a serem contempladas com LED até o final do ano Beruri, na calha do Purus, e São Paulo de Olivença, no Alto Solimões. Com isso, sobe de 27 para 29 o número de municípios que, nessa primeira fase do programa, passarão a contar com iluminação em LED, substituindo as lâmpadas tradicionais de vapor de sódio, de mercúrio e vapor metálico, que causam impacto ao meio ambiente.
As luminárias de LED são mais eficientes, 60% mais econômicas em relação às lâmpadas convencionais e garantem maior luminosidade nas vias e espaços públicos, no período noturno. A implantação do novo sistema no interior está sendo executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas. Já foram implantadas 34 mil luminárias, em quatro meses de lançamento do programa, de acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo.
Em Beruri e São Paulo de Olivença serão instalados, a partir de outubro, 2 mil pontos de iluminação pública. Serão 800 em Beruri e 1,2 mil em São Paulo de Olivença. Com a inclusão dos dois municípios na programação, o governo abrange todas as calhas de rio do Amazonas com a implantação do sistema.
Segundo Marcellus Campelo, após a conclusão dos serviços nos municípios programados para este ano, o planejamento é para que, na segunda fase do programa, em 2023, os outros 50% sejam contemplados.
O planejamento, deste ano, diz ele, segue a todo vapor. “Estão em fase de conclusão os trabalhos em Boca do Acre e Novo Airão. Os municípios de Benjamin Constant, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira terão a implementação da nova tecnologia de forma simultânea, a partir da próxima semana”, adiantou.

Carauari e Eirunepé, na calha do Juruá, também têm previsão de embarque de material para a próxima semana. A viagem deve durar cerca de 12 dias de balsa. Os equipamentos chegarão primeiro em Carauari e depois seguirão para Eirunepé, explica o engenheiro eletricista Anderson Bittencourt, diretor Operacional da Avanço Construções, empresa contratada para executar os serviços no interior.

Últimos Artigos

Roberto Cidade aposta em qualificação, concursos e novas matrizes para ampliar empregos no Amazonas

O candidato à reeleição Roberto Cidade defendeu, nesta sexta-feira (11/9), uma estratégia para ampliar...

Operação Mulher Segura cumpre 25 mandados de prisão no Amazonas

A Operação Mulher Segura cumpriu 25 mandados de prisão por crimes relacionados à violência...

Bolsa Universidade 2027 terá quase 20 mil bolsas em Manaus

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quinta-feira (10) a edição 2027 do Bolsa Universidade,...

Eventos climáticos extremos avançam em região inesperada da Amazônia

Uma nova pesquisa internacional aponta que eventos climáticos extremos estão avançando rapidamente em uma...

Mais artigos como este

Roberto Cidade aposta em qualificação, concursos e novas matrizes para ampliar empregos no Amazonas

O candidato à reeleição Roberto Cidade defendeu, nesta sexta-feira (11/9), uma estratégia para ampliar...

Operação Mulher Segura cumpre 25 mandados de prisão no Amazonas

A Operação Mulher Segura cumpriu 25 mandados de prisão por crimes relacionados à violência...

Bolsa Universidade 2027 terá quase 20 mil bolsas em Manaus

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quinta-feira (10) a edição 2027 do Bolsa Universidade,...