HomeCotidianoSaúde AM intensifica cirurgias oftalmológicas em 11 municípios

Saúde AM intensifica cirurgias oftalmológicas em 11 municípios

Publicado em

Mais de mil pacientes serão beneficiados com a ação que inicia nesta sexta-feira (04/11) em Envira 

O município de Envira (distante 1.208 quilômetros de Manaus) será o primeiro a receber o mutirão de cirurgias oftalmológicas realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) no interior do estado. No total, mais de mil pacientes de 11 municípios serão beneficiados.

Os procedimentos cirúrgicos contemplam dois tipos: catarata – doença em que a visão fica opaca e ocorre em decorrência do envelhecimento, e de pterígio (carne no olho) – lesão que afeta a membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva.

“Sabemos que existe uma fila histórica de pacientes que necessitam desse tipo de procedimento. Ao realizar o mutirão nos 11 municípios, ajudamos muito a população, levando todo equipamento, consultas e medicamentos, com uma equipe profissional, que evita o deslocamento dos pacientes para capital”, destacou o secretário de estado de Saúde,  Anoar Samad.

A ação em saúde em será realizada com recursos provenientes de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual delegado Péricles (PL), no valor de R$ 1,8 milhão.

“Temos recursos também programados para o próximo ano, onde será realizado uma série de ações de cirurgias, não somente oftalmológicas, mas também de cirurgias gerais. A ideia é levar a saúde às calhas do Estado do Amazonas, e evitar ao máximo o deslocamento dessas pessoas até a capital”, afirmou a secretária executiva do interior da SES, Rita Almeida.

Municípios contemplados  

O primeiro município a receber a ação será Envira, onde mais de 80 pacientes serão beneficiados. Na região metropolitana de Manaus, os municípios de Iranduba, Manacapuru e Rio Preto da Eva receberão o mutirão que vai ofertar 370 procedimentos aos pacientes;

Além destas cidades, os municípios de Apuí, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga e Urucará também serão beneficiados com o mutirão de atendimentos e procedimentos oftalmológicos até o mês de janeiro.

Leia mais:
Governo do Amazonas anuncia a reforma de mais quatro CAICs
Prefeito David Almeida entrega Unidade de Saúde da Família
David Almeida entrega 27ª unidade de saúde revitalizada na capital

Últimos Artigos

Pressão alta atinge jovens e exige atenção aos novos limites de diagnóstico

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à hipertensão arterial acende um alerta para...

Revolução Silenciosa: Como o sol está substituindo o diesel no interior do Amazonas

A dependência histórica de combustíveis fósseis para a geração de eletricidade em áreas remotas...

Comprometimento da renda atinge nível histórico e alerta para riscos no crédito

O cenário das finanças domésticas no Brasil atingiu um ponto de inflexão em fevereiro...

Professor de escola federal no Amazonas é afastado em operação contra crimes sexuais

O inquérito foi instaurado com base em relatórios do Ministério Público Federal e de...

Mais artigos como este

Pressão alta atinge jovens e exige atenção aos novos limites de diagnóstico

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à hipertensão arterial acende um alerta para...

Revolução Silenciosa: Como o sol está substituindo o diesel no interior do Amazonas

A dependência histórica de combustíveis fósseis para a geração de eletricidade em áreas remotas...

Comprometimento da renda atinge nível histórico e alerta para riscos no crédito

O cenário das finanças domésticas no Brasil atingiu um ponto de inflexão em fevereiro...