HomeSociedadeAprovado projeto que proíbe eutanásia em cães e gatos saudáveis

Aprovado projeto que proíbe eutanásia em cães e gatos saudáveis

Publicado em

Projeto de Lei (PL) de autoria da deputada estadual Joana Darc (PL) que revoga a eutanásia em cães e gatos saudáveis foi aprovado na Aleam e aguarda sanção governamental. O PL nº 730/2019, suspende o parágrafo único do artigo segundo da Lei Promulgada nº 170, de 30 de agosto de 2013, que “dispõe sobre a regulamentação da reprodução e eliminação da vida de cães e gatos”.

O artigo revogado explicita que, em caso de mordedura injustificada e recolhimento, se o animal não fosse adotado em 90 dias, o mesmo poderia ser eutanasiado. “Essa é uma vitória para causa animal. Com a nossa propositura, fica proibida qualquer forma de eutanásia de animais que estejam saudáveis. Agora não haverão mais brechas para que qualquer pessoa possa querer utilizar desse artigo da lei para fundamentar algum gesto de maldade contra animais saudáveis”, comemorou a deputada.

De acordo com a justificativa do projeto, esse artigo incentivava até a entrega de animais considerados bravos para eutanásia. A forma correta seria a promoção da adaptação desse animal e o pedido de apoio de organizações Não-Governamentais, Associações e entidades da causa promovido pelo próprio centro de Zoonoses para se promover a tentativa da reinserção desse animal e não promover um prazo próprio para a eutanásia. “A forma correta seria a promoção da adaptação desse animal e o pedido de apoio de organizações Não Governamentais, Associações e entidades da causa promovido pelo próprio centro de Zoonoses para se promover a tentativa da reinserção desse animal e não promover um prazo próprio para a eutanásia”, justifica texto do PL.

A parlamentar explica que existem diversas alternativas para se cuidar de um animal que apresente problemas de temperamento. “Um animal que de repente agrediu alguém, ou está mordendo de forma injustificada, ele tem solução, ele pode ter acompanhamento, pois existem diversas alternativas e tratamentos que podem melhorar esse comportamento. Além de que muitas vezes, esse comportamento agressivo, pode estar relacionado a forma com que ele está sendo criado, e esse animal não pode ser penalizado com a eutanásia”’ reforçou a parlamentar.

O projeto foi aprovado no dia 02 de setembro e aguarda sanção governamental.

Leia mais:
Vereador quer proibir contratação de condenados por crimes a animais
B.O. de maus-tratos contra animais pode ser feito pela internet
Risco de transmissão de coronavírus por animais de estimação é “muito pequeno”

Com informações da ALEAM*

 

Últimos Artigos

Fapeam lança edital inédito para apoiar liderança feminina em inovação sustentável no Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado...

Programação da Feira de Produtos Regionais da ADS inclui edição especial e ações em diversos bairros de Manaus

A Feira de Produtos Regionais da ADS começa nesta terça-feira (5) com uma programação...

Agência-Barco da Caixa atende oito cidades do Amazonas em maio; veja calendário e serviços disponíveis

A Agência-Barco da Caixa vai percorrer oito municípios do Amazonas ao longo do mês...

Prefeito Renato Junior participa da posse de Roberto Cidade e Serafim Corrêa e reforça diálogo com novo governo do Amazonas

O prefeito de Manaus, Renato Junior, participou nesta segunda-feira (4) da cerimônia de posse...

Mais artigos como este

Fapeam lança edital inédito para apoiar liderança feminina em inovação sustentável no Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado...

Programação da Feira de Produtos Regionais da ADS inclui edição especial e ações em diversos bairros de Manaus

A Feira de Produtos Regionais da ADS começa nesta terça-feira (5) com uma programação...

Agência-Barco da Caixa atende oito cidades do Amazonas em maio; veja calendário e serviços disponíveis

A Agência-Barco da Caixa vai percorrer oito municípios do Amazonas ao longo do mês...