HomePoderPor que apenas duas cidades do AM não tem casos de Covid-19?

Por que apenas duas cidades do AM não tem casos de Covid-19?

Publicado em

Quase três meses após o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Amazonas, o vírus se espalhou pelo estado e já contaminou mais de 51 mil pessoas, conforme boletim de terça-feira dessa semana. Levada por pessoas infectadas por meio de estradas e rios, a Covid-19 chegou a quase todo o estado, com exceção de duas cidades: Envira e Ipixuna.

Os dois municípios, localizados na região sudoeste do Amazonas, adotaram medidas de restrição antecipadas, ainda no mês de março, e continuam com elas em prática para manter as cidades livres da doença.

Envira e Ipixuna ficam 163 Km distantes uma da outra, indo pelo rio. As duas cidades são ligadas por uma estrada de 179 km e, apesar da distância, as duas conseguiram impedir a entrada da Covid-19.

O prefeito de Envira, Ivan Rates, contou que não foi preciso impedir a circulação de pessoas em meio as medidas de isolamento social e que todos os mais de 20 mil habitantes da cidade receberam máscara.

“O isolamento com Manaus, pelo menos na distância (1.216 km da capital), é um fator que contribui. Ainda em março, implementamos ações de controle de entrada e saída do município, ao longo dos rios e no aeroporto da cidade. Instalamos barreiras sanitárias para controlar o fluxo de pessoas, bem como a triagem, e orientação constante ao povo”, disse Rates.

O outro município sem casos confirmados da doença é Ipixuna, com cerca de 29 mil habitantes e distante 1.367 de Manaus. Na cidade, leis rígidas também foram decretadas em março.

“Quando surgiu o primeiro caso em Manaus, já fizemos o decreto proibindo várias atividades no município. Com essas medidas, nós fomos gradativamente, afrouxando um pouco ou sendo mais rigorosos. Todas as barreiras foram montadas na Calha do Rio Juruá, porque Eirunepé e Cruzeiro do Sul (AC) tem casos de Covid-19, e nós ficamos no meio”, explicou o vice-prefeito de Ipixuna, Altemiro Santana.

Segundo o vice-prefeito, todos os voos comerciais foram proibidos no município, com exceção para casos de urgência e emergência e barcos que faziam o trajeto Cruzeiro do Sul – Ipixuna só foram liberados para o abastecimento de mercadorias.

Nesta quarta-feira (10), a prefeitura de Ipixuna promete enrijecer ainda mais as medidas de restrição, diante dos casos confirmados em municípios vizinhos. Segundo o prefeito, o decreto que proíbe a chegada e saída de barcos entre Cruzeiro do Sul (AC) e Ipixuna será prorrogado por mais 30 dias.

Após o aumento da curva de contágio, o interior já registra cerca de 57% do total de casos no estado. De acordo com o Governo do Amazonas, não há UTIs no interior. Os casos mais graves precisam se deslocar para Manaus para receber tratamento.

Leia mais:
Contas de energia agora podem ser pagas nas Agências dos Correios
Felipe Souza sugere a utilização do selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”
Comissão de Transporte propõe volta de transporte fluvial no Amazonas

Com informações do G1*

Últimos Artigos

Haddad deixa Fazenda para eleição em SP e Dario Durigan assume comando econômico

O Ministério da Fazenda inicia uma nova fase a partir desta quinta-feira. Após três...

Forças Armadas asfixiam logística do garimpo ilegal com destruição de 80 pistas na Terra Yanomami

O combate ao crime organizado na região amazônica alcançou um novo marco nesta semana....

Tecnologia a favor do cidadão: Procon-AM lança aplicativo para denúncias e moderniza fiscalização

O acesso aos direitos do consumidor no Amazonas ganhou um reforço digital nesta quarta-feira...

Projeto de primeiros socorros em Manaus ganha destaque em evento nacional

A Prefeitura de Manaus apresentou nesta quarta-feira, 18 de março, em Brasília, uma iniciativa...

Mais artigos como este

Haddad deixa Fazenda para eleição em SP e Dario Durigan assume comando econômico

O Ministério da Fazenda inicia uma nova fase a partir desta quinta-feira. Após três...

Forças Armadas asfixiam logística do garimpo ilegal com destruição de 80 pistas na Terra Yanomami

O combate ao crime organizado na região amazônica alcançou um novo marco nesta semana....

Tecnologia a favor do cidadão: Procon-AM lança aplicativo para denúncias e moderniza fiscalização

O acesso aos direitos do consumidor no Amazonas ganhou um reforço digital nesta quarta-feira...