Três nomes estão fortemente cotados para ocupar a direção da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) no Governo Lula. São eles: Serafim Corrêa, José Ricardo e o tributarista Thomaz Nogueira.
Sem êxito na reeleição para o cargo de deputado federal, José Ricardo é um dos favoritos para assumir o comando da Suframa, justamente por atuar em defesa do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) em Brasília e por estar diretamente ligado à cúpula do PT.
Nos últimos anos, a autarquia federal foi alvo de uma série de medidas do governo Bolsonaro que ameaçaram a competitividade do modelo econômico e, consequentemente, de empregos na região.
Outro nome que disputa a direção da Suframa é Serafim Corrêa, alçado pela indicação do vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, que foi indicado pelo presidente Lula para o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Ex-superintendente da Suframa de 2011 a 2014, o tributarista Thomaz Nogueira ocupou o cargo por indicação do então governador do Amazonas Omar Aziz à presidente Dilma Rousseff. Nas redes sociais, Nogueira negou que tenha recebido o convite para comandara autarquia federal e sinalizou interesse em participar de debates sobre o futuro do polo industrial da ZFM.
Outros nomes
Também apoiador de Lula, Marcelo Ramos (PSD) não conseguiu a reeleição e foi cogitado como um dos nomes para a Suframa, no entanto, o deputado já descartou a possibilidade.
O cargo de superintendente da Suframa é um dos mais desejados da administração federal no estado do Amazonas.
Polsin anuncia saída
Na quarta-feira (28/12), o general Algacir Polsin, que ocupava o cargo de superintendente da Suframa, anunciou que deixará o comando da autarquia. Ele pediu a exoneração ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a quem é subordinado, e o ato será publicado nesta quinta-feira (29/12). Até a nomeação do novo titular, a Suframa será gerida pelo economista Marcelo Pereira, nomeado na terça-feira (27/12) como superintendente adjunto Executivo.
Leia mais:
Suframa diz que condição da ZFM deve ser preservada em reforma
Wilson Lima discute modelo Zona Franca com novo superintendente da Suframa
Bolsonaro afasta Paulo Guedes da Suframa