Demanda chegou a 2.015 MW na noite de quarta-feira e estabeleceu o quinto recorde desde agosto
O consumo de energia elétrica em Manaus e na Região Metropolitana atingiu uma nova máxima histórica na noite desta quarta-feira (23). De acordo com a Âmbar Energia, o sistema registrou demanda de 2.015 megawatts (MW) às 20h20.
O volume superou a marca anterior de 1.997,01 MW, registrada em 14 de setembro. Desde agosto, este foi o quinto recorde de consumo observado no sistema elétrico que atende a capital amazonense e municípios da região metropolitana.
O novo pico ocorreu durante um período marcado por temperaturas elevadas. Na terça-feira (22), Manaus registrou a maior temperatura do ano até então, com 38,6°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além do calor, a capital tem enfrentado episódios recorrentes de fumaça ao longo de setembro. Desde o início do mês, a cidade amanheceu encoberta em pelo menos sete ocasiões.
Na quarta-feira, os níveis de poluição chegaram à classificação de “péssimo” no sistema de monitoramento da qualidade do ar.
Órgãos do Governo do Amazonas relacionam a presença de fumaça às queimadas registradas no entorno da capital e em outras áreas da Amazônia. A combinação entre altas temperaturas, baixa umidade e condições atmosféricas também contribui para a concentração de partículas sobre Manaus.
Uso de ar-condicionado pressiona demanda
Segundo a Âmbar Energia, o aumento das temperaturas provoca maior utilização de aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos de refrigeração, elevando o consumo de eletricidade.
A concessionária afirma ainda que o crescimento populacional e a expansão do Polo Industrial de Manaus também influenciam no avanço da demanda pelo sistema elétrico.
Nos últimos cinco meses, conforme a empresa, mais de R$ 300 milhões foram investidos em manutenção e modernização da rede.
Os recursos foram aplicados em ações como modernização de subestações, substituição de transformadores e renovação de equipamentos.
A Âmbar informa que os investimentos têm como objetivo reforçar a infraestrutura elétrica e ampliar a capacidade de atendimento durante períodos de consumo elevado.


