HomeSaúdeOMS diz que "talvez nunca exista" uma vacina contra covid-19

OMS diz que “talvez nunca exista” uma vacina contra covid-19

Publicado em

O diretor-geral da Organização Mundial Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta segunda-feira, 3, que uma vacina ou cura para a covid-19 podem não se tornar realidade.

“Não existe bala de prata no momento e talvez nunca exista”, disse o diretor-geral. Ele acrescentou que, no momento, há imunizações na última fase de testes, mas existe a possibilidade de que nenhuma dessas ofereça proteção da forma esperada. Segundo a organização, são 25 vacinas jásendo testadas em seres humanos, sendo 6 delas na chamada fase 3 – os últimos ensaios antes da conclusão.

“Há preocupação de que talvez não tenhamos uma vacina que funcione. Ou que a proteção oferecida possa durar apenas alguns meses, nada mais”. Tedros declarou que não é possível saber até que se concluam os testes. No entanto, disse que ainda existe esperança e que os estudos estão sendo desenvolvidos a uma velocidade sem precedentes.

A OMS, mais uma vez, reforçou a necessidade de aplicar o conjunto das medidas disponíveis que funcionam para suprimir a transmissão do novo coronavírus até que haja uma vacina ou remédio.

A organização indica que países façam a identificação dos casos, rastreamento de contatos e isolamento de quem está infectado. Para indivíduos, recomenda o distanciamento social, a higienização das mãos com constância, o uso de máscaras onde apropriado e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir. “Se fizermos tudo, se adotarmos uma abordagem abrangente, podemos mudar isso”, afirmou o diretor-geral.

Na sexta-feira, 31, o comitê de emergência da agência se reuniu e manteve a categoria de emergência global de saúde pública para a pandemia. Nesta segunda-feira, o diretor-geral relembrou que é a primeira vez que acontece um surto mundial de um coronavírus “Combina dois fatores perigosos: se espalha rápido e, ao mesmo tempo, mata”.

Leia mais:
Vacina BCG pode evitar contágio e mortes por Covid
Pesquisa: Cada pessoa com Covid-19 transmitiu para 3 nos primeiros meses
OMS mantém pandemia de Covid-19 como emergência mundial

Com informações do Portal Terra*

Últimos Artigos

Reabertas as inscrições para programas de residência em saúde e medicina até 31 de agosto

As inscrições para programas de residência médica e em área profissional da saúde foram...

Sine Manaus oferta 790 vagas de emprego nesta quinta-feira (13)

Sine Manaus oferta 790 vagas de emprego nesta quinta-feira (13), em diferentes áreas de...

Concerto “Viagem ao Norte” abre Temporada de Concertos do Amazonas no Teatro Amazonas

A “Viagem ao Norte” marca a abertura da Temporada de Concertos do Amazonas nesta quinta-feira...

Importação de canetas emagrecedoras dispara 85% no Brasil em 2026

Compras externas de medicamentos com semaglutida e tirzepatida movimentaram US$ 1,512 bilhão entre janeiro...

Mais artigos como este

Reabertas as inscrições para programas de residência em saúde e medicina até 31 de agosto

As inscrições para programas de residência médica e em área profissional da saúde foram...

Sine Manaus oferta 790 vagas de emprego nesta quinta-feira (13)

Sine Manaus oferta 790 vagas de emprego nesta quinta-feira (13), em diferentes áreas de...

Concerto “Viagem ao Norte” abre Temporada de Concertos do Amazonas no Teatro Amazonas

A “Viagem ao Norte” marca a abertura da Temporada de Concertos do Amazonas nesta quinta-feira...