HomeSaúdeMotoristas e taxistas poderão receber auxílio durante a pandemia

Motoristas e taxistas poderão receber auxílio durante a pandemia

Publicado em

Estão em tramitação no Senado Federal Projetos de Lei que pretendem beneficiar motoristas autônomos e taxistas durante a pandemia do novo coronavírus. As propostas foram apresentadas após o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), vetar a ampliação do auxílio emergencial para várias categorias profissionais durante o período de calamidade pública no país. A ideia dos parlamentares é beneficiar profissionais autônomos do transporte de passageiros, que perderam sua principal atividade econômica.

De autoria do senador Jader Barbalho (MDB), o PL 3.387/2020, pretende dar a esses motoristas o direito a suspensão por seis meses do pagamento das prestações dos veículos financiados que são utilizados para o trabalho. A propositura estabelece que o pagamento das prestações, sem acréscimo de juros e multa, será feito em seis parcelas sucessivas e iguais, a partir do mês seguinte ao final do estado de calamidade pública.

O PL determina também a prorrogação das demais parcelas que ainda faltam para a quitação do financiamento após o término do pagamento das prestações suspensas, sem reajustes compensatórios. Além disso, durante o período de seis meses, as instituições financeiras não poderão requerer a busca e apreensão do veículo financiado pelo profissional autônomo de passageiros por inadimplência.

A proposta prevê, ainda, uma redução de 50% para os taxistas do valor do pagamento da outorga (taxa para funcionamento dos serviços de táxi), a isenção do valor da transferência da titularidade da outorga para espólio ou familiares diretos e a não obrigatoriedade de apresentar a Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual, apenas a inscrição do INSS. “Trata-se de uma categoria que foi diretamente atingida na medida em que as pessoas se viram obrigadas a manter o isolamento social. Os motoristas não tiveram como exercer sua atividade durante a decretação do estado de calamidade pública em função do coronavírus, ficando sem sua principal fonte de renda e passando por dificuldades financeiras”, declarou o autor da proposta.

O senador Zequina Marino (PSC) é autor do PL 3.786/2020, que também tem como objetivo suspender por seis meses o pagamento das prestações de financiamento de veículos automotores utilizados para o trabalho de motoristas de transporte alternativo ou especial; profissionais autônomos do transporte de passageiros; taxistas; motoristas de transporte escolar; e motofretistas.

Da mesma forma, a partir do mês subsequente ao término do período de calamidade, o pagamento dessas parcelas será negociado em seis parcelas. O projeto prorroga sem reajustes as demais parcelas que ainda faltam para a quitação do financiamento após o término do pagamento das parcelas negociadas. O PL prevê ainda a renegociação do contrato de financiamento junto à instituição financeira.

A concessão de benefícios aos prestadores do serviço de transporte escolar durante a pandemia é a proposta do senador Izalci Lucas (PSDB). O PL 3.874/2020 garante a esses profissionais a concessão do auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 mensais; linha de crédito especial custeada pelos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); suspensão do pagamento das prestações de financiamento de veículos utilizados para o trabalho; e renegociação do contrato de financiamento.

Leia mais:
Câmara de Manaus aprova projeto que reduz mais de 50% de taxas de taxistas
ALE-AM aprova projeto que isenta ICMS de mototaxitas

Por Cíntia Ferreira*
*Com informações da Agência Senado

Últimos Artigos

Festival de Parintins 2026: Veja a estreia de Caprichoso e Garantido na arena

O Festival de Parintins 2026 começa nesta sexta-feira (26), abrindo oficialmente a tradicional disputa...

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor taxa histórica para o período

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre móvel encerrado em...

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...

Cazé TV quebra recorde global de audiência no YouTube com jogo do Brasil

Canal atingiu 17,8 milhões de dispositivos conectados simultaneamente durante a partida contra a Escócia...

Mais artigos como este

Festival de Parintins 2026: Veja a estreia de Caprichoso e Garantido na arena

O Festival de Parintins 2026 começa nesta sexta-feira (26), abrindo oficialmente a tradicional disputa...

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor taxa histórica para o período

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre móvel encerrado em...

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...