[Eleições 2020]
Com o encerramento do prazo para os partidos políticos realizarem suas convenções nesta quarta-feira (16), onze prefeituráveis foram foram definidos pelos partidos e coligações para concorrer as eleições municipais deste ano. A confirmação das candidaturas ainda depende de aprovação da Justiça Eleitoral.
As onze chapas serão encabeçadas por Amazonino Mendes (Podemos), David Almeida (Avante), Ricardo Nicolau (PSD), José Ricardo (PT), Alberto Neto (Republicanos), Chico Preto (DC), Alfredo Nascimento (PL), Marcelo Amil (PCdoB), Coronel Menezes (Patriotas), Romero Reis (Novo) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).
Apoio de Arthur Virgílio
O apoio do atual prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) também estava indefinido até está quarta-feira (16), quando ele anunciou oficialmente seu apoio ao candidato Alfredo Nascimento (PL) como seu sucessor, durante convenção partidária. A ex-secretária de Arthur, Conceição Sampaio, será a candidata à vice-prefeita na chapa de Alfredo Nascimento.
Confira abaixo a lista com a descrição dos onze prefeituráveis de Manaus, divulgada pelo G1/Amazonas:
Alfredo Nascimento (PL)
O Partido Liberal (PL) oficializou, nesta quarta-feira (16), a candidatura do ex-deputado Federal Alfredo Nascimento à Prefeitura de Manaus. O anúncio foi realizado durante a convenção partidária da sigla, realizada em um hotel da Zona Centro-Sul da capital. A vice será Socorro Sampaio, do PSDB.
Alfredo Nascimento tem 68 anos e é natural de Martins, Rio Grande do Norte. Em 1995, foi eleito vice-governador na chapa do então governador Amazonino Mendes. Em 1997, foi eleito pela primeira vez prefeito de Manaus e reeleito em 2000, após derrotar Eduardo Braga.
Em 2004, foi escolhido Ministro dos Transportes pelo ex-presidente Lula, e voltou ao cargo em 2007, ficando até 2010. Ele também foi senador de 2006 a 2014. Em 2010, Alfredo tentou o governo do Amazonas, mas foi derrotado ainda no primeiro turno pelo então governador Omar Aziz. Já em 2014, eleito para representar o Amazonas na Câmara Federal. Tomou posse no dia 1º de fevereiro de 2015 e ficou no cargo até o início de 2019.
Amazonino Mendes (Podemos)
O Podemos oficializou a candidatura do ex-governador Amazonino Mendes à Prefeitura de Manaus. O anúncio aconteceu na convenção eleitoral do partido, realizada nesta quarta-feira (16). O vice será o deputado estadual Wilker Barreto, também do Podemos.
Mendes, de 80 anos, nasceu em Eirunepé. Em 1983, chegou pela primeira vez à Prefeitura de Manaus. Em 1986, após o término do seu mandato de prefeito, foi eleito pela primeira vez governador do Amazonas. Em 1990, o político chegou ao Senado. Dois anos após ser eleito senador, Amazonino retornou à Prefeitura de Manaus. Desta vez, o mandato do político durou somente dois anos. Isso porque, em 1994, ele deixou o cargo para assumir, pela segunda vez, a função de governador do estado, sendo reeleito em 1998.
Em 2004, tentou candidatura à Prefeitura de Manaus, mas foi derrotado por Serafim Corrêa (PSB). Em 2006, amargou outra derrota, desta vez para o governo do Estado. Foi vencido por Eduardo Braga (MDB) ainda no primeiro turno. Em 2008, Amazonino voltou a se candidatar à Prefeitura, sendo eleito no 2º turno. Após o fim do mandato, não tentou a reeleição. Em 2017, foi eleito governador pela quarta vez, após a cassação do ex-governador José Melo.
Capitão Alberto Neto (Republicanos)
O Partido Republicanos oficializou, nesta terça-feira (15), a candidatura do deputado Federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) à Prefeitura de Manaus. O empresário Orsine Jr. (PMN) é o candidato a vice.
Capitão Alberto Neto tem 38 anos, foi professor de matemática, militar das Forças Armadas e oficial da Polícia Militar do Amazonas, onde comandou a Ronda Cândido Mariano (Rocam) , as 2ª e 26ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM). É Bacharel em Direito, com pós-graduação em gestão pública. Foi eleito, em 2018, deputado federal com 107.168 mil votos.
Chico Preto (Democracia Cristã)
O partido Democracia Cristã (DC) oficializou a candidatura de Chico Preto à prefeito de Manaus. A candidatura foi lançada durante convenção partidária da sigla, realizada na terça-feira (1°). O candidato a vice é o coronel Augusto Cezar.
O advogado Chico Preto tem 51 anos e é, atualmente, um dos 42 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Iniciou sua carreira política aos 23 anos de idade, ao se candidatar a uma vaga no parlamento municipal, conquistando uma suplência. No ano de 1994, atuou na Secretaria Executiva da Semosb (Secretaria Municipal de Obras). Em 1996, conquistou seu primeiro mandato como vereador pelo PSC, com 2 456 votos. Reelegeu-se em 2000, com 7 428 votos. Entre 2003 e 2004, Chico Preto foi Secretario de Estado do Trabalho e Cidadania (Setraci), na gestão de Eduardo Braga.
Coronel Menezes (Patriota)
O Patriota oficializou, na manhã desta quarta-feira (16), a candidatura do Coronel Menezes à Prefeitura de Manaus. O anúncio foi feito durante convenção partidária realizada no conjunto Vieiralves, Zona Centro-Sul. O delegado Rafael Costa e Silva foi lançado como candidato ao cargo de vice-prefeito pela sigla.
O coronel de reserva do Exército Brasileiro Alfredo Alexandre de Menezes Júnior, Menezes é manauara e estudou no Colégio Militar de Manaus (CMM) e na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAM), onde cursou Arma de Engenharia.
Passou 30 anos no Exército e realizou cursos universitários como Administração, Logística e Planejamento, e de combatente como Paraquedismo Militar, Mestre de Salto, Piloto de Helicóptero na Marinha, e nos Exércitos Brasileiro e Estados Unidos, Combate e Guerra na Selva pelo CIGS. Em 2010, migrou para iniciativa privada na gerência de uma instituição financeira e, mais recentemente, assumiu a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), cargo que deixou em junho deste ano.
David Almeida (Avante)
O Partido Avante oficializou, durante convenção partidária nesta quinta-feira (10), a candidatura de David Almeida à Prefeitura de Manaus. O candidato a vice pela sigla é o Marcos Rotta.
Essa é a primeira vez que o político disputa a prefeitura de Manaus. Durante a convenção, David Almeida falou que emprego, transporte coletivo, saúde e infraestrutura serão prioridades durante sua campanha.
Bacharel em Direito, David Almeida tem 51 anos e iniciou sua carreira política aos 27 anos. Foi Deputado Estadual por três mandatos consecutivos, sendo eleito pela primeira vez em 2006. O segundo mandato foi em 2010 e o terceiro em 2014. David Almeida foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para o biênio 2017/2018, na eleição ocorrida em 20 de dezembro de 2016, com 17 votos. Em 2017 foi governador interino do Amazonas após a cassação de José Melo de Oliveira e seu vice pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em maio de 2019, saiu do Partido Socialista Brasileiro e filiou-se ao Avante.
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) oficializou a candidatura de Gilberto Vasconcelos à Prefeitura de Manaus. A vice será Maria Auxiliadora Oliveira de Castro. Os nomes foram confirmados durante convenção partidária no sábado (12), realizada de forma virtual.
Gilberto Vasconcelos da Silva é professor da rede municipal e tem 53 anos. Foi candidato a vice-governador em 2014, quando Hebert Viana disputou uma vaga para o governo. Também disputou uma vaga para vereador, em 2016. Atualmente, preside o diretório estadual do partido. Gilberto também é membro da Central Sindical e Popular – Conlutas do Amazonas.
José Ricardo (PT)
O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, durante convenção partidária no domingo (13), a candidatura de José Ricardo à Prefeitura de Manaus. A candidata ao cargo de vice pela sigla é a assistente social Marklize Siqueira (PSOL).
José Ricardo Wendling tem 56 anos, é um economista e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores e atualmente deputado federal pelo Amazonas. Esta é a segunda vez que José Ricardo disputa uma vaga para prefeito de Manaus. A primeira foi em 2016.
Nascido no Rio Grande do Sul, mora em Manaus desde os 7 anos de idade. Formou-se em Economia na Universidade do Amazonas e em Direito pela Faculdade Nilton Lins. Atuou como professor, além de prestar consultoria econômica.
Filiado ao PT desde 1995, disputou duas vezes à Câmara Municipal de Manaus até ser eleito vereador em 2004. Foi reeleito em 2008. Em 2010, venceu a eleição para deputado estadual; e em 2014, foi reeleito à Assembleia Legislativa do Amazonas.
Marcelo Amil (PCdoB)
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) oficializou neste domingo (6) a candidatura de Marcelo Amil à Prefeitura de Manaus. O anúncio aconteceu por meio de uma convenção presencial, com transmissão virtual, na sede do Partido. Essa é primeira vez que o político disputa uma vaga para a chefia do executivo da capital amazonense. O candidato a vice na chapa é a professora Dora Brasil.
O advogado Marcelo Amil tem 36 anos e está há 3 meses no partido. Ele foi instituído como membro do Comitê Regional do PCdoB no último dia 29 de julho.
O candidato é professor de “Noções básicas de Direito” para crianças e adolescentes de uma escola na Zona Norte de Manaus e defensor geral do Tribunal de Justiça Desportivo do Amazonas (TJD-AM).
Amil começou sua jornada em prol dos movimentos aos 17 anos. Na época, Amil foi eleito presidente de grêmio estudantil e, posteriormente, eleito vice-presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus. Já foi secretário de liderança parlamentar na Assembleia Legislativa do Amazonas, pré-candidato a senador da república, pré-candidato a governador do Amazonas e candidato a deputado federal.
Ricardo Nicolau (PSD)
O Partido Social Democrático (PSD) oficializou a candidatura de Ricardo Nicolau à Prefeitura de Manaus, na noite desta quarta-feira (16). O vice dele é George Lins (Progressistas).
Luis Ricardo Saldanha Nicolau é diretor do Grupo Samel, deputado estadual pelo PSD e, desde julho deste ano, é presidente municipal do PSD, partido que ajudou a fundar há quase uma década. Tem 45 anos de idade, é natural de Manaus e casado com a advogada Marcia Nicolau, com quem tem duas filhas.
Nicolau começou a trabalhar aos 16 anos, ao lado do pai, o médico neurocirurgião e ex-deputado federal Dr. Luiz Fernando Nicolau, na administração do Hospital e Pronto-Socorro dos Acidentados e, posteriormente, na Sociedade Pró-Saúde.
Em 2011, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para o primeiro biênio da 17ª Legislatura, vencendo por 21 votos a três, o mais jovem presidente da história. Em 2013, assumiu os cargos de Ouvidor-Corregedor e presidente da Comissão de Saúde da Aleam.
Romero Reis (Novo)
O Partido Novo oficializou, durante convenção partidária na tarde deste sábado (12), a candidatura de Romero Reis à Prefeitura de Manaus. O candidato a vice pela sigla é Eduardo Costa. Essa é a primeira vez que o Romero Reis disputa a prefeitura de Manaus. O partido decidiu não firmar coligação com outros partidos.
Romero Reis é engenheiro, empresário e major da reserva do Exército Brasileiro. Estudou em escolas públicas, se formou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), e no Instituto Militar de Engenharia (IME) e concluiu pós-graduação MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.
Por 10 anos foi o responsável técnico de obras do Exército nos estados da Amazônia Legal. Nos anos 2000, Romero foi para a reserva militar e passou a dedicar-se ao empreendedorismo. Entre 2015 e 2018, Romero foi presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado do Amazonas (ADEMI/AM), onde criou o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus.
Leia mais:
David Almeida responde ataques de Amazonino em convenção
Amazonino e David crescem em nova pesquisa do Instituto Projeta
David Almeida cresce em pesquisa e confirma Rotta como vice
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta