HomeAmazôniaInfluenciadora indígena promove turismo e cultura nas redes sociais

Influenciadora indígena promove turismo e cultura nas redes sociais

Publicado em

A participante da série de reportagens da Amazonastur, em homenagem ao mês da mulher, compartilha sua rotina como mulher indígena 

Ira Maragua é da etnia baré e a primeira influenciadora digital indígena do município de São Gabriel da Cachoeira (852 quilômetros de Manaus). A influenciadora, que promove nas redes sociais o turismo amazonense, participa da série de reportagens do mês da mulher “Turismanas”, promovida pelo Governo Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).

Acumulando mais de 54 mil seguidores, entre as contas no Instagram e Tik Tok, Ira (@iramaragua) iniciou nas redes sociais, em 2017, compartilhando a rotina onde vivia, no Parque das Tribos, zona oeste de Manaus. Em suas publicações passou também a compartilhar trabalhos com frutos típicos da região, como jenipapo e açaí, para divulgar o trabalho como artesã de roupas e realização de maquiagem.

A influenciadora relata que o início da trajetória ocorreu naturalmente.  “Nós utilizamos a fauna e a flora no nosso dia a dia e eu simplesmente comecei a mostrar isso nas redes sociais. Então, me encontram e hoje eu sou conhecida como a ‘Guardiã da Amazônia’ por mostrar naturalmente o nossos hábitos”, relatou a influenciadora.

Ser conhecida como a “Guardiã da Amazônia” é um privilégio e representa a força da mulher indígena, segundo Ira. “Eu sou digital influencer e tenho visto que nós mulheres indígenas estamos conquistando e aldeando nosso Brasil com a força de nossos antepassados, através da nossa língua, pinturas e costumes”, reforçou

Identidade e folclore

Ira também faz parte do corpo de dança do Boi-Bumbá Caprichoso, compartilhando suas paixões pelo folclore e cultura indígena, na qual faz apresentações representando a cunhã-poranga, mulher guerreira da tribo.

Ela relata que a cunhã-poranga é a representação de ser mulher indigena, pela força, luta e resistência. “Atualmente ser mulher indígena é demonstrar muita resistência e força naturalmente. Já nascemos com esse propósito de resistir para existir”, completa a influenciadora.

Leia mais:
Cresce em 17,5% a geração de empregos no turismo amazonense
David Almeida destaca importância do turismo esportivo em Manaus
Manaus é inserida no novo Mapa do Turismo Brasileiro

Últimos Artigos

Forças integradas combatem o crime organizado com apreensões massivas e 37 prisões no país

Uma série de operações coordenadas entre a Polícia Federal e corporações de segurança estaduais,...

Governador Roberto Cidade lança Operação Virtude no Amazonas para proteger idosos

Uma nova força-tarefa integrada foi estabelecida pelo Governo do Amazonas para intensificar o combate...

Novas ações do SUS devem realizar mais de 13 mil atendimentos médicos em comunidades isoladas

O Governo Federal, por meio do Programa Agora Tem Especialistas, deu início a um...

STF dá 60 dias para plataformas digitais cumprirem novas regras

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (11) conceder prazo de 60 dias...

Mais artigos como este

Forças integradas combatem o crime organizado com apreensões massivas e 37 prisões no país

Uma série de operações coordenadas entre a Polícia Federal e corporações de segurança estaduais,...

Governador Roberto Cidade lança Operação Virtude no Amazonas para proteger idosos

Uma nova força-tarefa integrada foi estabelecida pelo Governo do Amazonas para intensificar o combate...

Novas ações do SUS devem realizar mais de 13 mil atendimentos médicos em comunidades isoladas

O Governo Federal, por meio do Programa Agora Tem Especialistas, deu início a um...