O Governo do Amazonas, através da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou a modernização da iluminação pública em Caapiranga, localizada a 134 quilômetros de Manaus. O Programa Ilumina+ Amazonas instalará 959 pontos de LED no município, beneficiando tanto a área urbana quanto 21 comunidades rurais.
Modernização e Sustentabilidade
O projeto substitui as antigas lâmpadas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas por luminárias de LED, que consomem menos energia e oferecem maior luminosidade. De acordo com Marcellus Campêlo, secretário da UGPE, a economia de energia pode chegar a 60%, o que representa uma significativa redução nas despesas das prefeituras. Além disso, o uso de LED contribui para a redução das emissões de gás carbônico, promovendo um impacto ambiental positivo e melhorando a segurança nas vias públicas.
Expansão do Programa
A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo do governo estadual, que visa modernizar a iluminação pública em todos os 61 municípios do interior até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), em novembro de 2025, em Belém (PA). Até o momento, o Ilumina+ Amazonas já instalou mais de 76 mil pontos de LED em 43 municípios. Barcelos, a 399 quilômetros de Manaus, será o próximo a receber a nova iluminação, com previsão de início em setembro.
O avanço da iluminação LED nos municípios interioranos também tem um efeito social positivo, permitindo que a população utilize os espaços públicos com mais segurança durante a noite, além de beneficiar o comércio local com a possibilidade de estender o horário de funcionamento.