HomeCotidianoIpaam distribui 200 mudas e reforça ações de sustentabilidade no Amazonas

Ipaam distribui 200 mudas e reforça ações de sustentabilidade no Amazonas

Publicado em

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) distribuiu 200 mudas de espécies frutíferas, medicinais e ornamentais durante a 26ª edição do Governo Presente, realizada neste sábado (22/11) no Ceti Dariana Zuleica Corrêa Lopes, no Conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. A ação reforçou políticas de sustentabilidade e incentivo à arborização no estado.

As mudas foram fornecidas pelo Viveiro Municipal de Manaus, administrado pela SemmasClima, e fizeram parte do conjunto de atividades voltadas à educação ambiental promovidas pelo Governo do Estado. O objetivo é estimular o plantio urbano e aproximar a população das práticas de conservação.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que iniciativas como esta fortalecem a relação da sociedade com a proteção ambiental.

“O Ipaam participa de uma ação do Governo Presente, contribuindo no incentivo ao plantio dessas espécies, impulsionando a arborização. Além das mudas frutíferas, distribuímos espécies ornamentais, assim como a utilização de plantas medicinais como método alternativo no tratamento de doenças, algo muito cultural na nossa região”, afirmou.

Entre as mudas entregues, estavam mangueira, cupuaçuzeiro, aceroleira, rambutaneira e açaí, além de variedades ornamentais como hibisco, coleus, dracena vermelha e onze-horas. Espécies medicinais também foram distribuídas ao público presente.

A motorista de aplicativo e de ônibus Elizamelry Barros elogiou a iniciativa.
“Eu agradeço muito ao Ipaam por essa atividade que vocês estão fazendo, que é a ação de doação de mudas. Então, eu estou levando uma muda para casa, feliz e muito satisfeita”, declarou.

A ação foi coordenada pela Gerência de Educação Ambiental (GEAM) e pelo Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE), que atuam em atividades de conscientização realizadas em escolas e eventos do Governo Presente. Segundo o gerente do NPE, Bismark Filgueiras, a iniciativa reforça o compromisso do órgão com políticas ambientais.

“Esta iniciativa reforça nossa diretriz estratégica de ampliar ações de educação ambiental e promover a restauração ecológica. A presença da equipe no território demonstra que planejamento também se faz ouvindo a população, fortalecendo vínculos e transformando diretrizes em resultados concretos para a sociedade”, explicou.

O Ipaam também mantém um canal exclusivo para denúncias de crimes ambientais, disponível pelo WhatsApp (92) 98557-9454, que integra as ações da Gerência de Fiscalização Ambiental.

 

 

Últimos Artigos

Feira D retorna a Manaus com tema ‘Sorte A Nossa’ e celebra design autoral no Mercado de Origem

A Feira D retorna a Manaus em abril com o tema “Sorte A Nossa”,...

Manaus avança na arborização e já planta 13,4 mil mudas em 2026

A arborização em Manaus segue avançando em 2026. A Prefeitura, por meio da Secretaria...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos endereços nas zonas Oeste e Rural de Manaus

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus iniciou a semana...

Governador lança 59º Festival de Parintins e anuncia R$ 10 milhões para o evento de 2026

O governador Wilson Lima lançou oficialmente o 59º Festival de Parintins, nesta sexta-feira (13),...

Mais artigos como este

Feira D retorna a Manaus com tema ‘Sorte A Nossa’ e celebra design autoral no Mercado de Origem

A Feira D retorna a Manaus em abril com o tema “Sorte A Nossa”,...

Manaus avança na arborização e já planta 13,4 mil mudas em 2026

A arborização em Manaus segue avançando em 2026. A Prefeitura, por meio da Secretaria...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos endereços nas zonas Oeste e Rural de Manaus

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus iniciou a semana...