Belém (PA) vai sediar, entre 10 e 21 de novembro de 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) o maior evento mundial sobre meio ambiente e sustentabilidade. A expectativa é reunir mais de 50 mil participantes, incluindo líderes globais, cientistas, representantes de governos, empresas e movimentos sociais.
A COP30 tem como foco discutir ações para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC até o fim do século, conforme o Acordo de Paris, firmado em 2015. O encontro também busca acelerar políticas de transição energética, preservação das florestas e financiamento climático para países em desenvolvimento.
O embaixador André Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, será o presidente da conferência. Segundo ele, a COP é um processo contínuo que “aperfeiçoa, ano a ano, as estratégias internacionais com base na ciência e na responsabilidade histórica dos países desenvolvidos”.
Antes da abertura oficial, entre 6 e 7 de novembro, ocorre a Cúpula de Chefes de Estado, que deve reunir delegações de 143 países signatários. Durante os debates, líderes globais vão reafirmar compromissos e definir prioridades das negociações.
A programação da COP30 será dividida em duas áreas principais:
-
Zona Azul, voltada para reuniões oficiais, negociações e imprensa credenciada;
-
Zona Verde, espaço aberto ao público, com debates, exposições e eventos paralelos sobre inovação e sustentabilidade.
Movimentos sociais e ONGs, como o Observatório do Clima, também marcarão presença. Para a especialista Stela Herschmann, o desafio da COP30 será transformar os compromissos em ações concretas.
“A ciência já mostrou o caminho. Agora é preciso acelerar as respostas e adotar medidas compatíveis com a urgência da crise climática”, afirmou.
Com a realização na Amazônia, o Brasil deve destacar o papel da região na regulação do clima global e apresentar projetos voltados à preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
*Com informações da Agência Brasil


