domingo, junho 1, 2025
More
    HomeSociedadeBrasilX: rede social continua funcionando no Brasil

    X: rede social continua funcionando no Brasil

    Publicado em

    A grande dúvida de todos os usuários da rede social X, antigo Twitter, foi respondida. Mesmo que a empresa tenha encerrado suas operações no Brasil, os perfis permanecem ativos e não houveram dificuldades no acesso.

    As operações tiveram fim no último dia 17, após Elon Musk, proprietário do X, afirmar que o país estava impondo censura à rede social na pessoa de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

    A desavença já se arrastava há quatro meses e o motivo são os inquéritos sobre a atuação do dono da plataforma em campanhas de desinformação contra as instituições brasileiras.Em abril desse ano, Elon Musk chegou a sugerir que Alexandre de Moraes deveria ser destituído de seu cargo  e o debate entre os brasileiros a favor e contra as medidas do STF se intensificou.

    De acordo com o comunicado oficial do X, o ministro do STF ” ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações”, denuncia a nota.

    Então Elon Musk publicou a decisão em inglês e português afirmando que o X não iria atender às determinações do STF, portanto não retiraria do ar os perfis indicados pelo ministro. Ainda no comunicado oficial, a empresa informou o envio de inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal brasileiro e alegou ter sido ignorada.

    A assessoria do X afirma que “Alexandre de Moraes ameaçou o representante legal no Brasil com prisão em uma ordem secreta”. E por este motivo, como forma de proteção, decidiram encerrar as operações no país, embora a decisão tenha sido considerada difícil.

    X não tem representação legal no Brasil

    Embora o serviço continue disponível para a população brasileira, a rede social não conta mais com representação legal no pais por uma escolha estratégica de Elon Musk.

    “Nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, informou em nota.

    Na prática, o que muda agora é que sem representação no Brasil, o X deve sofrer algumas alterações em suas funções principais, tais como a moderação de conteúdo, atendimento ao consumidor ou comunicação com a imprensa.

    *Luísa Oliveira

    Últimos Artigos

    Pesquisa revela que Mandioca açucarada é alternativa para a produção de bioetanol

    O estudo foi amparado pelo Programa CT&I Áreas Prioritárias, da Fapeam O uso e a...

    Festival de Parintins 2025 terá 600 mil copos de água grátis

    Iniciativa do Governo do Amazonas visa ampliar acesso à água potável durante os três...

    Mais de 2 mil vagas serão ofertadas no 1º Megafeirão em Manaus

    Feirão acontece nos dias 29 e 30 de maio, no shopping Phelippe Daou, e...

    Investimentos colocam AM entre os estados mais inovadores do Brasil

    Com mais de R$ 860 milhões aplicados desde 2019, estado avança na produção científica...

    Mais artigos como este

    Pesquisa revela que Mandioca açucarada é alternativa para a produção de bioetanol

    O estudo foi amparado pelo Programa CT&I Áreas Prioritárias, da Fapeam O uso e a...

    Festival de Parintins 2025 terá 600 mil copos de água grátis

    Iniciativa do Governo do Amazonas visa ampliar acesso à água potável durante os três...

    Mais de 2 mil vagas serão ofertadas no 1º Megafeirão em Manaus

    Feirão acontece nos dias 29 e 30 de maio, no shopping Phelippe Daou, e...