quarta-feira, fevereiro 25, 2026
More
    HomeCotidianoHumaitá tem iluminação pública 100% modernizada

    Humaitá tem iluminação pública 100% modernizada

    Publicado em

    O Distrito de Realidade e a comunidade Cristolândia também foram contemplados
    O município de Humaitá (a 696 quilômetros de Manaus) já está com o parque de iluminação pública totalmente modernizado. Ao todo, foram substituídas 4,2 mil lâmpadas a vapor de sódio, metálico e mistas, pelas luminárias de LED, modernas e mais eficientes. Além da área urbana da cidade, o Distrito de Realidade e a comunidade Cristolândia, localizados na BR-319, também foram contemplados.
    “Com a finalização dos trabalhos, a população já nota a mudança na paisagem urbana noturna no município, com mais luminosidade nas praças, ruas, portos e demais espaços públicos”, destaca a coordenadora em exercício da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Daniella Jaime. A modernização da iluminação no interior, executada pela UGPE, órgão do Governo do Amazonas, deve alcançar 27 municípios amazonenses até o fim deste ano.
    As próximas cidades a serem contempladas são Benjamin Constant, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, com previsão de início dos trabalhos na semana que vem.
    Segundo a Avanço Construções, empresa contratada para executar os serviços, atualmente os trabalhos estão em ritmo acelerado em Novo Airão e Boca do Acre. “Com a conclusão da implantação das luminárias em Humaitá, a equipe que atuou no município deve iniciar os preparativos para a mobilização na calha do Juruá, chegando a Carauari e Eirunepé”, ressalta Anderson Bitterncourt, engenheiro eletricista e diretor Operacional da empresa.
     
    Comunidades – O Distrito de Realidade, em Humaitá, que possuía mais de 80% do seu território sob total escuridão, foi a primeira comunidade do município a receber o programa, em agosto. No local, dos 325 pontos de iluminação pública implantados, 273 luminárias foram instaladas pela primeira vez, totalizando 23 ruas.
    “A meta é contemplar a zona urbana de todos os municípios do Estado, trabalhando em duas etapas: uma agora em 2022 e outra em 2023, quando pretendemos alcançar todos os 61 municípios. O Amazonas será um dos primeiros do país 100% iluminado em LED”, afirma o subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa.
    A modernização da iluminação pública já está presente em 15 municípios e 22 comunidades rurais do Amazonas. São mais de 32 mil pontos luminosos implantados desde maio, quando foi lançado o programa, que já alcançou 53% de execução.
    Com informações da Assessoria*

    Últimos Artigos

    Governo revoga decreto de concessão de hidrovias na Amazônia após protestos indígenas

    O governo federal anunciou nesta segunda-feira (23) a revogação do decreto que previa a...

    Ibama destrói dragas no Rio Madeira e apreende madeira ilegal em Terras Indígenas no Sul do Amazonas

    O garimpo ilegal no Amazonas foi alvo de novas ações de fiscalização no último...

    Manaus sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria com debates sobre digitalização e sustentabilidade

    Manaus receberá, no dia 25 de fevereiro, a etapa da Jornada Nacional de Inovação...

    Feirão de Empregos em Manaus reúne 1.500 vagas com seleção no local

    Moradores de Manaus que buscam oportunidades de emprego ou estágio têm uma chance de...

    Mais artigos como este

    Governo revoga decreto de concessão de hidrovias na Amazônia após protestos indígenas

    O governo federal anunciou nesta segunda-feira (23) a revogação do decreto que previa a...

    Ibama destrói dragas no Rio Madeira e apreende madeira ilegal em Terras Indígenas no Sul do Amazonas

    O garimpo ilegal no Amazonas foi alvo de novas ações de fiscalização no último...

    Manaus sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria com debates sobre digitalização e sustentabilidade

    Manaus receberá, no dia 25 de fevereiro, a etapa da Jornada Nacional de Inovação...