HomeEm AltaPrefeito de Manaus vai decretar estado de emergência

Prefeito de Manaus vai decretar estado de emergência

Publicado em

Após anunciar durante agenda em Brasília (DF) que irá decretar estado de emergência na capital amazonense nesta quarta-feira, 5/5, por conta de uma possível cheia histórica, o prefeito de Manaus, David Almeida, garantiu nesta terça-feira, 4/5, em reunião com o secretário nacional  de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, apoio federal ao município, para atender as 8.474 mil famílias afetadas pela subida das águas do rio Negro.

O prefeito destacou que o apoio federal é necessário para custear kits de ajuda humanitária, contendo itens alimentícios, de higiene, de limpeza e de dormitório, voltados às famílias vitimadas, além de ações de descontaminação de áreas públicas durante o período emergencial.

“Já estamos enfrentando a pior enchente da história e ainda temos mais de 40 dias de cheia pela frente. Aquilo que a Defesa Civil Nacional disponibilizar será uma ajuda substancial à cidade devido à enchente e aos impactos da pandemia da Covid-19. O que não for possível, a prefeitura arcará com todas as despesas”, afirmou o prefeito David Almeida.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Alves, garantiu que o governo federal dará apoio ao município. “Vamos liberar recursos. A ordem do presidente Jair Bolsonaro e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, é ajudar. Manaus pode contar com o governo federal e com a Secretaria Nacional de Defesa Civil”, declarou.

A reunião aconteceu no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), na Esplanada dos Ministérios, e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil de Manaus, Tadeu de Souza, e do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino.

De acordo com o 3º Alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível máximo previsto para o rio Negro em 2021 é de 30 metros, com pico previsto para o mês de junho. A capital amazonense já se aproxima deste limite, e a população mais afetada reside, atualmente, em áreas de igarapés, em zonas ribeirinhas urbanas e rurais, além do centro histórico e da área portuária. Conforme a medição feita na manhã desta terça-feira, o nível do rio está em 29,23 metros.

Leia mais:
Cheia no Amazonas faz cidades do interior entrarem em alerta
Prefeitura realiza visita técnica para implementar ‘Operação Cheia’
Operação Cheia: Mais de 1,6 mil famílias já foram cadastradas

Últimos Artigos

Nova planta da DBS terá produção de motos da Avelloz em Manaus

Contrato prevê pelo menos 40 mil motocicletas da marca em três anos, enquanto empresa...

Polícia apreende 2,5 toneladas de skunk escondidas em caminhões em Manaus

Uma operação do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) resultou na apreensão de aproximadamente...

El Niño deixou milhares de áreas habitadas da Amazônia expostas à seca

MapBiomas identificou impacto intenso em 2.172 localidades durante o fenômeno de 2024, enquanto 93%...

Remédio experimental para doença de Lito Sousa tem importação autorizada pela Anvisa

Substância ainda não foi testada em humanos para o tratamento da doença priônica e...

Mais artigos como este

Nova planta da DBS terá produção de motos da Avelloz em Manaus

Contrato prevê pelo menos 40 mil motocicletas da marca em três anos, enquanto empresa...

Polícia apreende 2,5 toneladas de skunk escondidas em caminhões em Manaus

Uma operação do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) resultou na apreensão de aproximadamente...

El Niño deixou milhares de áreas habitadas da Amazônia expostas à seca

MapBiomas identificou impacto intenso em 2.172 localidades durante o fenômeno de 2024, enquanto 93%...