terça-feira, outubro 28, 2025
More
    HomePoderAmazonasProjeto prevê medidas contra erotização infantil nas escolas públicas do Amazonas

    Projeto prevê medidas contra erotização infantil nas escolas públicas do Amazonas

    Publicado em

    A inclusão nos projetos pedagógicos das escolas públicas do Estado do Amazonas de medidas de conscientização, prevenção e combate à erotização infantil ou sexualização precoce é o que prevê o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 188, de 2019, de autoria da deputada Joana Darc (PR). A matéria foi apresentada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no dia 4 de abril.

    A propositura da republicana define, em seu artigo 2º, “erotização infantil” ou “sexualização precoce” como sendo “a prática de exposição prematura de conteúdos, estímulos e comportamentos a indivíduos que ainda não têm maturidade suficiente para a compreensão e elaboração de tais ações”.

    O PLO enumera alguns objetivos a serem alcançados, quando de sua transformação em lei. Dentre eles, a capacitação de professores e equipes pedagógicas para a implementação de ações de discussão, orientação e solução do problema; orientação aos envolvidos em situação de erotização precoce, visando à recuperação da atuação comportamental, o pleno desenvolvimento e a convivência harmônica no ambiente social; e o envolvimento da família no processo de construção da cultura do combate à sexualização precoce.

    O projeto está em fase de tramitação, aguardando parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), onde deu entrada no dia 22 de abril. “Certamente vai ter parecer favorável na CCJR, na Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens, e vai ser votado no Plenário, onde acredito que seja aprovado por unanimidade”, afirmou a deputada Joana Darc. Ela acrescentou que, depois que a matéria receber o aval dos deputados, vai buscar sensibilizar o governador Wilson Lima (PSC), para que ele sancione a lei.

    Joana Darc informou que apresentou o PLO em razão de uma demanda da população, dando conta da incidência de casos verificados na rede pública de ensino, de crianças sendo utilizadas e aliciadas por profissionais e também por pessoas de fora do âmbito escolar. “Foi um pedido da própria sociedade”, revelou a deputada.

    Segundo ela, caso seja aprovado o projeto e sancionada a lei, esta precisa ser regulamentada pelo Poder Executivo. Na prática, o Estado definiria e realizaria as campanhas de conscientização, o fornecimento de cartilhas, os aconselhamentos, entre outros instrumentos que promoveriam a eficácia da norma jurídica.

    Últimos Artigos

    STF deve julgar recursos de Jair Bolsonaro a partir de 7 de novembro

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar, entre os dias 7...

    Furacão Melissa deve ser o mais devastador do século na Jamaica

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) emitiu um alerta nesta terça-feira (28) sobre os efeitos...

    Empresa é multada em R$ 100 mil por operar sem licença em Manaus

    Uma empresa de produtos químicos situada no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus,...

    Governo do Amazonas entrega kits bebê e cestas a mais de 18 mil famílias

    O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos...

    Mais artigos como este

    STF deve julgar recursos de Jair Bolsonaro a partir de 7 de novembro

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar, entre os dias 7...

    Furacão Melissa deve ser o mais devastador do século na Jamaica

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) emitiu um alerta nesta terça-feira (28) sobre os efeitos...

    Empresa é multada em R$ 100 mil por operar sem licença em Manaus

    Uma empresa de produtos químicos situada no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus,...