HomePoderServidor do Inpa se diz perseguido após protesto

Servidor do Inpa se diz perseguido após protesto

Publicado em

Um ato em prol do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), realizado no início deste mês, teria motivado a transferência de um servidor de mais de 27 anos de carreira da instituição. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM) e diz que o servidor Jorge Luiz Ramos Lobato sofreu perseguição política e assédio moral por parte da atual gestora do Inpa. O profissional foi remanejado para o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), mas, segundo a denúncia, o novo cargo nada tem a ver com o perfil e histórico profissional do trabalhador.

A transferência de Jorge Luiz, que também é secretário de administração do Sindsep-AM, foi comunicada no dia 12 de setembro, por meio de uma portaria, e não traz nenhum justificativa para o remanejamento ocorrido. “Nossa assessoria jurídica está estudando a melhor medida a ser tomada e com certeza iremos questionar essa decisão, pois o Lobato foi eleito para o sindicato pela base do Inpa e não pode ser transferido para outro órgão que nada tem a ver com sua representatividade. A nós está claro que se trata de uma retaliação ao servidor por ter exercido seu democrático direito à livre manifestação em defesa do que acredita ser o melhor para o órgão”, argumenta Walter Matos, secretário-geral do Sindsep-AM.

O ato em defesa do Inpa ocorreu no dia 4 de setembro, reunindo mais de 500 pessoas, entre servidores de carreira, pesquisadores e estudantes da instituição. O objetivo foi de protestar contra os recentes cortes do governo federal em relação ao sistema de suporte à ciência e tecnologia e às pesquisas socioambientais. A manifestação foi convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep-AM).

Ainda conforme Walter Matos, a avaliação é de que o ato tem a intenção de calar a voz do servidor, que sempre foi atuante e combativo no que diz respeito á defesa do Inpa e dos direitos de seus servidores. A direção do sindicato informou que já levou o fato ao conhecimento da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), a qual também , segundo eles, já está tomando as medidas cabíveis para a reversão do ato administrativo.

A reportagem do Portal Projeta tentou contato com a atual gestão do Inpa por e-mail, conforme orientação da assessoria de comunicação, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

Últimos Artigos

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira

Eleitores que estiverem fora do município onde votam nas Eleições 2026 têm até 20...

Anvisa libera primeira caneta emagrecedora genérica no país

Produto da EMS é o primeiro genérico de semaglutida sintética aprovado no Brasil. Agência...

Encceja 2026 será aplicado neste domingo em todo o país

Participantes podem consultar pela internet o local onde farão o exame, que terá provas...

Manutenção em ponte provoca bloqueios temporários na BR-319

Interdições acontecem diariamente no km 370,70, no Amazonas, enquanto equipes trabalham na estrutura sobre...

Mais artigos como este

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira

Eleitores que estiverem fora do município onde votam nas Eleições 2026 têm até 20...

Anvisa libera primeira caneta emagrecedora genérica no país

Produto da EMS é o primeiro genérico de semaglutida sintética aprovado no Brasil. Agência...

Encceja 2026 será aplicado neste domingo em todo o país

Participantes podem consultar pela internet o local onde farão o exame, que terá provas...