HomeCotidianoJustiça dá 2 meses para indústria adotar alertas sobre teor de açúcar,...

Justiça dá 2 meses para indústria adotar alertas sobre teor de açúcar, sal e gordura

Publicado em

A 13ª Vara da Justiça Federal de São Paulo concedeu liminar que determina que a indústria de alimentos adote, em até dois meses, os alertas de excesso de açúcar, gorduras saturadas e sódio em alimentos e bebidas. A decisão foi proferida pelo juiz Marcelo Guerra Martins em regime de plantão, na última quarta-feira (14).

A ação foi protocolada no final do mês passado pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor). O instituto questionou a decisão da Anvisa de conceder prazo de mais um ano para a adoção das lupas nos rótulos.

O prazo inicial era outubro do ano passado, mas, naquele mês, a agência publicou resolução que autorizou as empresas a esgotarem o estoque de embalagens e rótulos até 8 de outubro de 2024.

Segundo a Anvisa, a decisão considerou os impactos da pandemia no setor de alimentos e a alta inflação.

Para o juiz, não havia urgência para conceder o aumento do prazo e o “abrupto afrouxamento das regras” desconsiderou a saúde das pessoas que vão consumir os produtos. “Mudanças regulatórias repentinas sempre são nocivas para o conjunto da economia, ainda que possam representar uma ‘tábua de salvação’ momentânea para agentes econômicos menos capazes”, afirmou.

O Idec argumentou que a nova regra de rotulagem foi aprovada em 2020, em meio à pandemia, razão pela qual a agência já teria previsto os prazos para adequação e a complexidade da adaptação do mercado.

“No apagar das luzes, a Anvisa – em detrimento da supremacia do interesse público – fez sua opção para atender os interesses econômicos e lucrativos de empresas que, provavelmente, foram ineficientes e descompromissadas com os direitos do público consumidor”, afirmaram os advogados do Idec na ação.

De acordo com o Idec, empresas e associações apresentaram 57 pedidos para prorrogar o prazo de uso das embalagens e as ações foram intensificadas nos últimos 90 dias que antecederam o prazo inicial, de 9 de outubro de 2023.

A entidade afirma que a área técnica da Anvisa recomendou a rejeição dos pedidos, mas a diretoria desconsiderou as conclusões.

“Os prazos solicitados pela indústria de produtos não saudáveis para o esgotamento de embalagens variam de dias a até setembro de 2048, demonstrando a absoluta falta de razoabilidade nos pedidos”, diz ainda o pedido.

Últimos Artigos

Roberto Cidade aposta em qualificação, concursos e novas matrizes para ampliar empregos no Amazonas

O candidato à reeleição Roberto Cidade defendeu, nesta sexta-feira (11/9), uma estratégia para ampliar...

Operação Mulher Segura cumpre 25 mandados de prisão no Amazonas

A Operação Mulher Segura cumpriu 25 mandados de prisão por crimes relacionados à violência...

Bolsa Universidade 2027 terá quase 20 mil bolsas em Manaus

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quinta-feira (10) a edição 2027 do Bolsa Universidade,...

Eventos climáticos extremos avançam em região inesperada da Amazônia

Uma nova pesquisa internacional aponta que eventos climáticos extremos estão avançando rapidamente em uma...

Mais artigos como este

Roberto Cidade aposta em qualificação, concursos e novas matrizes para ampliar empregos no Amazonas

O candidato à reeleição Roberto Cidade defendeu, nesta sexta-feira (11/9), uma estratégia para ampliar...

Operação Mulher Segura cumpre 25 mandados de prisão no Amazonas

A Operação Mulher Segura cumpriu 25 mandados de prisão por crimes relacionados à violência...

Bolsa Universidade 2027 terá quase 20 mil bolsas em Manaus

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quinta-feira (10) a edição 2027 do Bolsa Universidade,...