terça-feira, dezembro 16, 2025
More
    HomeCotidianoDiversidade cultural marca o agenda do fim de semana

    Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

    Publicado em

    O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece uma programação variada nos espaços culturais mantidos pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com espetáculos no Teatro Amazonas, rodas de capoeira, oficinas e palestras, o evento atende a todos os gostos e idades. Parte da programação é realizada com o apoio da Lei Paulo Gustavo.

    Estreia de “Urutau” no Teatro Amazonas

    O icônico Teatro Amazonas recebe, nesta sexta e sábado (06 e 07/09), às 20h, a estreia do espetáculo “Urutau”, encenado pelo Corpo de Dança do Amazonas (CDA). Com coreografia da renomada Andressa Miyazato, a peça é inspirada no pássaro urutau, conhecido por sua habilidade de camuflagem e sua relevância na cultura Tupi, onde é chamado de “ave fantasma”. Os ingressos estão disponíveis por R$ 10 na plateia e frisas, e os demais assentos são gratuitos. A classificação é livre.

    Atividades Promovidas pela Lei Paulo Gustavo

    Entre os dias 06 e 08 de setembro, acontece o evento “Conexão do Berimbau: Encontro Intermunicipal do Amazonas”, organizado pela Escola de Capoeira Educando com Ginga e coordenado pela monitora Dendê. O evento, que reúne capoeiristas de diversas cidades do Amazonas, teve início na quinta-feira (05/09) e inclui rodas de conversa, oficinas e palestras. As atividades serão realizadas na Academia Black River, no bairro Aparecida, com entrada gratuita.

    No sábado (07/09), a programação conta com oficinas de capoeira Angola e contemporânea, ministradas por mestres renomados, e no domingo (08/09), o evento será encerrado com a Roda da Frente Unida da Capoeira Tradicional do Amazonas, no centro de Manaus.

    Roda de Capoeira e Saúde Mental

    No domingo (08/09), às 9h, a tradicional “Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro” inicia suas atividades de setembro com um foco especial na saúde mental. Psicólogos capoeiristas abordarão a importância da prevenção ao suicídio e o uso da capoeira como ferramenta terapêutica no combate à depressão. A segunda roda do mês será no dia 22 de setembro, com discussões sobre a capoeira na década de 90. As atividades acontecem na calçada da Igreja da Matriz, com entrada gratuita.

    Musical “Além da Música” no Teatro Amazonas

    Para encerrar o fim de semana, o Teatro Amazonas apresenta no domingo (08/09), às 19h, o musical “Além da Música Instituto Luar X Metamorfose Ambulante”. O espetáculo, baseado no repertório do icônico cantor Raul Seixas, explora a jornada de um jovem internado em um sanatório onde todas as pessoas têm o rosto do artista. Com classificação livre, os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e online.

    Programação Completa

    Para mais informações e detalhes sobre a programação completa, acesse o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) ou siga as redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

    Últimos Artigos

    Sepror capacita mais de 4 mil produtores rurais no Amazonas

    O Governo do Amazonas ampliou as ações de qualificação no setor primário em 2025,...

    ‘O Mundo Encantado do Natal’ atrai grande público em Manaus

    ‘O Mundo Encantado do Natal’ inicia temporada com alta procura e grande público nos...

    Manaus oferece oficinas gratuitas de artesanato para idosos

    A Prefeitura de Manaus realizou, na quarta-feira (10/12), uma oficina gratuita de artesanato destinada...

    Manaus vacina mais de 193 mil pets contra a raiva em 2025

    A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal 2025, promovida pela Prefeitura de Manaus, ultrapassou...

    Mais artigos como este

    Sepror capacita mais de 4 mil produtores rurais no Amazonas

    O Governo do Amazonas ampliou as ações de qualificação no setor primário em 2025,...

    ‘O Mundo Encantado do Natal’ atrai grande público em Manaus

    ‘O Mundo Encantado do Natal’ inicia temporada com alta procura e grande público nos...

    Manaus oferece oficinas gratuitas de artesanato para idosos

    A Prefeitura de Manaus realizou, na quarta-feira (10/12), uma oficina gratuita de artesanato destinada...