HomePoderBrasilCPI ouvirá na quarta-feira religioso que negociou vacinas superfaturadas

CPI ouvirá na quarta-feira religioso que negociou vacinas superfaturadas

Publicado em

A CPI da Pandemia ouvirá na quarta-feira (14) o reverendo Amílton Gomes de Paula, a partir das 9h. O religioso recebeu em fevereiro autorização do Ministério da Saúde para negociar 400 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, representando o governo brasileiro.

A convocação atende pedido do vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O senador lembra que o caso veio à tona no início de julho, quando o Jornal Nacional, da Rede Globo, mostrou e-mails em que o diretor de Imunização do Ministério da Saúde, Laurício Cruz, autorizava o reverendo a negociar a compra de vacinas AstraZeneca em nome do governo.

O reverendo, que é presidente de uma ONG, a Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah), deveria intermediar o imunizante com a empresa Davati Medical Supply.

Nos e-mails, Cruz afirmou ao reverendo que os processos de aquisição de vacinas pelo Ministério da Saúde eram direcionados pela Secretaria-Executiva da pasta.

De acordo com Randolfe, em 4 de março, o próprio reverendo Amilton postou fotos de uma reunião no ministério da qual participou. Cruz aparece em uma das fotos. Na postagem, Amilton confirmou a participação em “articulação para a consecução de uma grande quantidade de imunizantes”.

Em outro e-mail, Cruz confirmou para o presidente da Davati nos EUA, Herman Cardenas, que o reverendo Amilton intermediaria as negociações.

Superfaturamento

Randolfe reforça que Lauricio Cruz, que é médico veterinário, foi nomeado para o Ministério da Saúde pelo ex-ministro Eduardo Pazuello. O valor das vacinas negociado nos e-mails era de US$ 17,50 a dose, três vezes mais do que o Ministério da Saúde pagou em janeiro a um laboratório indiano.

O valor também é muito maior do que o mencionado pelo policial militar Luiz Paulo Dominghetti, que se identificou como intermediário entre a Davati e o Ministério da Saúde, na mesma negociação dos 400 milhões de doses. Dominghetti disse à CPI que a vacina custaria US$ 3,50 a dose.

Leia mais:
Bolsonaro diz que não vai responder CPI e dispara: ‘caguei’

Deputado “surfa” com a Direita e aproveita holofotes após CPI
Marcelo Ramos critica silêncio de Bolsonaro após denúncias na CPI

(*) Com informações da Agência Senado

Últimos Artigos

UEA e TRE-AM abrem seleção para projeto de extensão no Cadastro Eleitoral 2026

A seleção UEA TRE-AM para o projeto de extensão “Eleitores de Manaus e a...

Suframa celebra 59 anos com faturamento recorde e liderança em gestão pública

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completa, neste sábado (28), 59 anos...

Polícia Militar do Amazonas apreende 2,7 toneladas de drogas e prende 11 pessoas na zona oeste de Manaus

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu 2,7 toneladas de drogas e prendeu 11...

Dengue lidera casos de arboviroses no Amazonas no início de 2026

A dengue é a arbovirose com maior número de casos confirmados no Amazonas nos...

Mais artigos como este

UEA e TRE-AM abrem seleção para projeto de extensão no Cadastro Eleitoral 2026

A seleção UEA TRE-AM para o projeto de extensão “Eleitores de Manaus e a...

Suframa celebra 59 anos com faturamento recorde e liderança em gestão pública

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completa, neste sábado (28), 59 anos...

Polícia Militar do Amazonas apreende 2,7 toneladas de drogas e prende 11 pessoas na zona oeste de Manaus

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu 2,7 toneladas de drogas e prendeu 11...