HomeEm AltaCheia histórica do Rio Negro: Prefeito reforça ações de monitoramento

Cheia histórica do Rio Negro: Prefeito reforça ações de monitoramento

Publicado em

Nível do rio sobe quase 17 metros em nove meses e aciona força-tarefa da Defesa Civil na capital amazonense

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou o reforço no monitoramento e nas ações emergenciais diante da cheia histórica do rio Negro. Do mirante Lúcia Almeida, no centro histórico da cidade, ele acompanhou a medição e confirmou um novo marco: o nível do rio atingiu 29,02 metros — a maior elevação em volume de crescimento já registrada na capital.

Apesar de ainda não superar o recorde de 2021, quando o rio alcançou 30,02 metros, a cheia deste ano chama atenção pela velocidade com que ocorreu. “Em 10 de outubro de 2024, o nível era de apenas 12,11 metros. Em menos de nove meses, subiu 16,91 metros. Nunca vimos algo assim”, declarou o prefeito.

Ações da Defesa Civil evitam maiores impactos

Segundo o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil de Manaus, coronel Lima Júnior, o trabalho preventivo foi essencial para minimizar os danos causados pela cheia. “Desde o final de 2024, estamos monitorando diariamente os níveis dos rios, com planos de contingência, reforço de equipes e a construção de acessos elevados. A prevenção tem feito a diferença”, explicou.

Foto – Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito

Até agora, seis áreas da cidade registraram pontos de alagação: São Jorge, Educandos, Presidente Vargas (Bariri), Aparecida, Mauazinho e rua dos Barés (Centro). Nesses locais, a Prefeitura de Manaus instalou pontes provisórias e promoveu ações emergenciais em moradias afetadas, como no bairro Educandos.

“A ponte salvou a nossa rotina. A água já estava na porta, e agora conseguimos sair de casa com segurança”, relatou Maria do Carmo, moradora da rua Inocêncio de Araújo.

Cheia em 2025 supera expectativa, mas resposta é rápida

No mesmo período de 2024, o nível do rio era de 26,79 metros, sem registro de alagamentos. Em 2025, embora a cota seja maior, os efeitos estão sendo controlados graças ao planejamento da Defesa Civil e à rápida atuação da gestão municipal.

“Aqui no mirante que construímos para reconectar a cidade ao rio Negro, ver esse volume de água é impressionante e nos lembra da nossa responsabilidade. Seguimos cuidando das pessoas”, concluiu David Almeida.

 

Últimos Artigos

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...

Cazé TV quebra recorde global de audiência no YouTube com jogo do Brasil

Canal atingiu 17,8 milhões de dispositivos conectados simultaneamente durante a partida contra a Escócia...

Níveis dos rios do Amazonas desaceleram e SGB confirma estabilização da cheia

O avanço da cheia dos rios do Amazonas perdeu intensidade nas principais bacias hidrográficas...

Gonet vê ausência de elementos para apontar falta grave de Bolsonaro em caso de arma apreendida

Procurador-geral afirma ao STF que investigação ainda precisa ser concluída antes de qualquer avaliação...

Mais artigos como este

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...

Cazé TV quebra recorde global de audiência no YouTube com jogo do Brasil

Canal atingiu 17,8 milhões de dispositivos conectados simultaneamente durante a partida contra a Escócia...

Níveis dos rios do Amazonas desaceleram e SGB confirma estabilização da cheia

O avanço da cheia dos rios do Amazonas perdeu intensidade nas principais bacias hidrográficas...