HomePoderBrasilBolsonaro diz que 'quem demarca terra indígena é o presidente'

Bolsonaro diz que ‘quem demarca terra indígena é o presidente’

Publicado em

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta sexta-feira (21) que, “na ponta da linha”, quem decide sobre a demarcação de terras indígenas é o próprio presidente da República.

A declaração foi dada após nova medida provisória (MP) que transfere da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura a responsabilidade de demarcar terras indígenas. A MP foi publicada no “Diário Oficial da União” na última quarta-feira (19).

“A demarcação ficaria com o Ministério da Agricultura, e a Funai ficaria lá com o Sérgio Moro [no Ministério da Justiça]. Não é isso mesmo [pergunta para o novo secretário-geral da Presidência, Jorge Antonio de Oliveira Francisco]? Então, tá. E outra coisa, na ponta da linha, quem demarca terra indígena é o presidente da República via decreto”, declarou o presidente.

Bolsonaro concedeu entrevista coletiva nesta manhã ao anunciar, no Palácio do Planalto, em Brasília, o advogado e major da Polícia Militar Jorge Antonio de Oliveira Francisco para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele ocupará o cargo no lugar de Floriano Peixoto Neto, que, por sua vez, vai assumir a presidência dos Correios.

MP rejeitada no Congresso

A mudança sobre a responsabilidade da demarcação de terras indígenas, feita por MP, foi publicada pelo Executivo após o Congresso Nacional rejeitar proposta semelhante.

Em janeiro, uma primeira MP que mudava a estrutura ministerial já transferia para a pasta da Agricultura a responsabilidade da demarcação de terras indígenas.

A proposta, no entanto, foi alterada em maio no Congresso, que levou esta função de volta para a Funai, vinculada ao Ministério da Justiça. O trecho acabou vetado pelo presidente ao sancionar o texto, e a nova proposta foi publicada em seguida.

“Estamos respeitando o que foi feito pelo Parlamento, tanto é que nós vetamos muita coisa, e essa muita coisa nós incluímos na MP [nova], porque havia um vício de iniciativa nessas questões. E tudo isso, né, a MP como um todo, que agora é lei, poderia cair via Supremo Tribunal Federal porque já existem ações lá dentro [do Supremo], então essa que é a intenção”, disse Bolsonaro nesta sexta.

A nova MP, a 886/2019, estabelece que “constituem áreas de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”:

  • “reforma agrária, regularização fundiária de áreas rurais, Amazônia Legal, terras indígenas e terras quilombolas”;

O texto da MP complementa afirmando que “a competência de que trata o inciso XIV do caput [item acima] compreende a identificação, o reconhecimento, a delimitação, a demarcação e a titulação das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades dos quilombos e das terras tradicionalmente ocupadas por indígenas“.

Como se trata de uma medida provisória, a nova proposta de Bolsonaro tem força de lei e começou a valer imediatamente. No entanto, a matéria precisa ser aprovada em até 120 dias pela Câmara e pelo Senado para não perder a validade. Caso o Congresso não dê o aval, a MP deixa de valer.

*Informações do site O Globo. 

Últimos Artigos

Prefeito Renato Junior anuncia atrações do ‘#SouManaus Passo a Paço 2026’

O #SouManaus Passo a Paço 2026 foi lançado nesta segunda-feira (24) pelo prefeito de...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em diferentes zonas de Manaus

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus estão oferecendo atendimento...

Senai e Cetam ofertam mais de 19 mil vagas gratuitas no Amazonas

O Senai e Cetam oferecem, a partir desta segunda-feira (24), um total de 19.673...

Omar Aziz e Roberto Cidade lideram disputa pelo Governo do Amazonas em empate técnico, aponta Projeta Pesquisas

Levantamento do instituto Projeta traz Omar Aziz com 25,72% e Roberto Cidade com 24,00%...

Mais artigos como este

Prefeito Renato Junior anuncia atrações do ‘#SouManaus Passo a Paço 2026’

O #SouManaus Passo a Paço 2026 foi lançado nesta segunda-feira (24) pelo prefeito de...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em diferentes zonas de Manaus

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus estão oferecendo atendimento...

Senai e Cetam ofertam mais de 19 mil vagas gratuitas no Amazonas

O Senai e Cetam oferecem, a partir desta segunda-feira (24), um total de 19.673...