terça-feira, dezembro 9, 2025
More
    HomePoderBrasilAuditores defendem repactuar cálculo do endividamento dos estados

    Auditores defendem repactuar cálculo do endividamento dos estados

    Publicado em

    Brasília (DF) – O crescimento da dívida dos estados e dos municípios com a União deve seguir em uma trajetória insustentável, caso os juros que incidem sobre os débitos não sejam revistos em todos os contratos em vigor. É o que aponta a Federação Brasileira das Associações dos Auditores Fiscais Estaduais (Febrafite).

    Os auditores fiscais estaduais pretendem entregar essa e uma série de propostas aos governadores eleitos e reeleitos, como alternativas às discussões sobre o endividamento dos estados e municípios com o futuro governo de Jair Bolsonaro. O assunto deve ser um dos temas da reunião com os governadores do Nordeste marcada para amanhã (21).

    O presidente da Febrafite, Juracy Soares, disse à que a maior parte do estoque da dívida dos estados ainda tem como indexador o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais juros de 6% a 7,5% ao ano para estados e Distrito Federal, e IGP-DI mais taxa de 9% ao ano para os municípios.

    De acordo com Juracy Soares, em 20 anos esse indicador sofreu uma variação acumulada de 1.400%, seis vezes maior que a média da inflação do período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que somou um crescimento médio de pouco mais de 230%.

    Segundo o auditor fiscal, a dívida bruta dos estados e municípios com a União chegou a R$ 908 bilhões, de acordo com o Tesouro Nacional.

    “A forma de atualização desses empréstimos é injusta, porque a União pactuou com estados e municípios usando um índice que é muito superior à média de variação da inflação. Se as receitas dos estados crescem de acordo com o índice da inflação oficial, como é que eles vão conseguir pagar uma conta que cresceu 1.400% desde o fim dos anos 1990 para cá, o que dá quase seis vezes o IPCA?”, destacou.

    Fonte: Agência Brasil

    Foto: Divulgação

    Últimos Artigos

    Temporal com ventos de 55 km/h causa estragos e apagões em Manaus

    O temporal que atingiu Manaus na noite de domingo (7) registrou rajadas de vento...

    Unidades móveis ampliam atendimentos a mulheres em Manaus

    As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus iniciam nesta terça-feira,...

    Cruzeiro MS Volendam traz mais de 2 mil turistas a Manaus

    O Porto de Manaus recebeu, na manhã deste domingo (07/12), o MS Volendam, segundo...

    Bruno Pereira e Dom Phillips podem ganhar memorial no Amazonas

    O Ministério Público Federal discute a criação de um memorial no Amazonas em homenagem...

    Mais artigos como este

    Temporal com ventos de 55 km/h causa estragos e apagões em Manaus

    O temporal que atingiu Manaus na noite de domingo (7) registrou rajadas de vento...

    Unidades móveis ampliam atendimentos a mulheres em Manaus

    As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus iniciam nesta terça-feira,...

    Cruzeiro MS Volendam traz mais de 2 mil turistas a Manaus

    O Porto de Manaus recebeu, na manhã deste domingo (07/12), o MS Volendam, segundo...