terça-feira, junho 24, 2025
More
    HomePoderAmazonasAssembleia autoriza lei delegada para reforma administrativa

    Assembleia autoriza lei delegada para reforma administrativa

    Publicado em

    Por 19 votos favoráveis e dois contrários, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta quinta-feira (3), a Resolução Legislativa nº 62/2019, que delega ao governador Wilson Lima a atribuição de elaborar leis voltadas para alterar a estrutura da administração direta e indireta do Poder Executivo.

    Pelo texto aprovado, o governador poderá editar leis destinadas a reformular a estrutura organizacional do Poder Executivo, sem necessidade de abertura de créditos especiais. Os poderes se limitam a criar, incorporar, transferir, extinguir e alterar órgãos públicos, inclusive autônomos, ou unidades da administração direta, bem como entidades da administração indireta; e a criar, transformar e extinguir cargos em comissão e funções de confiança dos órgãos e entidades a que se refere o parágrafo anterior, alterar-lhes as denominações e atribuições, definir a natureza de seu recrutamento e fixar-lhes os vencimentos, observados os parâmetros da atual sistemática.

    O governador Wilson Lima tem um prazo de 30 dias para fazer as alterações, sem precisar submeter o projeto de lei à Assembleia. Votaram contra a resolução os deputados Dermilson Chagas (PP) e Sefarim Corrêa (PSB). Estiveram ausentes os parlamentares Adjuto Afonso (PDT), João Luiz (Republicanos) e Wilker Barreto (Podemos). Os demais, foram todos favoráveis a delegação.

    Na opinião do deputado Dermilson Chagas, essa aprovação é ilegal. “Não existe a lei delegada na Constituição do nosso Estado. Eles utilizaram o artigo 37, que fala dos procedimentos. Infelizmente, a Assembleia aprovou e o governo vai poder fazer a reforma administrativa do jeito que ele achar necessário”, contestou o parlamentar em entrevista exclusiva ao Portal Projeta.

    Ainda, de acordo com Dermilson, a reforma administrativa proposta pelo Governo do Estado não é significativa. “Ela [a reforma] não dá uma resposta necessária e nem é significativa na conjuntura. É muito desnutrida. Ela não consegue ser significativa no processo. Então, foi por isso que nós votamos contra. (…) Só cria embaraços, mata as outras secretárias, não reduz cargos, não reduz contratos. E diga-se de passagem, é dar um cheque em branco para o governador do Estado”, declarou.

    Veja como votaram os deputados:

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

    Últimos Artigos

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...

    Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas na farmácia

    A partir desta segunda-feira (23), farmácias e drogarias começam a reter receitas de medicamentos...

    Mais artigos como este

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...