quinta-feira, janeiro 15, 2026
More
    HomeCotidianoSociedadeSinetram garante meia-passagem para estudantes em Manaus durante recesso escolar

    Sinetram garante meia-passagem para estudantes em Manaus durante recesso escolar

    Publicado em

    A meia-passagem estudantil em Manaus continuará válida durante o período de férias escolares. A garantia foi confirmada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), que informou nesta quarta-feira (14/01) que estudantes beneficiados com o Cartão PassaFácil Estudantil em 2025 poderão utilizar o desconto normalmente durante o recesso, por meio da chamada Cota de Férias.

    O benefício permanece ativo mesmo sem aulas, assegurando o direito ao transporte público para alunos que já tiveram o cadastro aprovado neste ano.

    Recarga do cartão pode ser feita até 28 de fevereiro

    De acordo com o Sinetram, os estudantes que já utilizaram o benefício em 2025 — incluindo aqueles com direito à gratuidade — podem recarregar o Cartão PassaFácil Estudantil até o dia 28 de fevereiro, mantendo o acesso à meia-passagem durante todo o período de férias.

    Após essa data, para continuar usufruindo do benefício, será necessário estar regularmente matriculado no período letivo de 2026, com o cadastro devidamente atualizado.

    Cadastro e recadastro passam a ser responsabilidade das instituições de ensino

    Desde 2025, a responsabilidade pelo cadastro e recadastro dos estudantes passou a ser das instituições de ensino. As escolas e faculdades devem atualizar as informações dos alunos na plataforma Sou Estudante Manaus (www.souestudante.sinetram.com.br), sistema utilizado para validação dos benefícios estudantis.

    Segundo o sindicato, estudantes das redes municipal e estadual não precisam se preocupar com esse procedimento, pois a atualização cadastral ocorre automaticamente, por meio da integração entre o sistema do Sinetram e as escolas públicas.

    Aplicativo permite acompanhar status do benefício

    Para verificar a situação do benefício, os estudantes devem baixar o aplicativo Sou Estudante Manaus e acompanhar o status do cadastro. Assim que a situação constar como aprovada para 2026, quem já possui o Cartão PassaFácil Estudantil não precisará emitir um novo documento.

    Já os estudantes que ainda não possuem o cartão devem fazer a solicitação de forma online, por meio da Sindy, assistente virtual do Sinetram, disponível no WhatsApp pelo número (92) 99194-9292 ou no Telegram (@sindy_bot_sinetram).

    Cartão pode ser retirado em terminais ou entregue em casa

    O estudante pode optar por retirar o Cartão PassaFácil Estudantil em um dos terminais de integração ou recebê-lo em casa, por meio do serviço de delivery. Entre 1º de fevereiro e 31 de março, o delivery estará disponível com valor promocional de R$ 10, válido para toda Manaus.

    O Sinetram reforça a importância de que estudantes e instituições fiquem atentos aos prazos e orientações, a fim de evitar a suspensão do benefício por falta de atualização cadastral.

    Últimos Artigos

    Defeso Florestal 2026 começa nesta quinta-feira no Amazonas

    O Defeso Florestal 2026 começa nesta quinta-feira (15/01) no Amazonas e segue até 15...

    Colônia de Férias nos Centros de Convivência oferece atividades para crianças e adolescentes no Amazonas

    A Colônia de Férias nos Centros de Convivência teve início na terça-feira (13/01) nos...

    Prefeitura de Manaus abre vagas para castração gratuita de cães e gatos a partir de quinta-feira (15)

    Castração gratuita de cães e gatos em Manaus volta a ser ofertada pela Prefeitura...

    Nota Fiscal Amazonense: Sefaz divulga ganhadores do sorteio especial com prêmio de até R$ 50 mil

    A Nota Fiscal Amazonense teve os ganhadores do seu sorteio especial anual divulgados nesta...

    Mais artigos como este

    Defeso Florestal 2026 começa nesta quinta-feira no Amazonas

    O Defeso Florestal 2026 começa nesta quinta-feira (15/01) no Amazonas e segue até 15...

    Colônia de Férias nos Centros de Convivência oferece atividades para crianças e adolescentes no Amazonas

    A Colônia de Férias nos Centros de Convivência teve início na terça-feira (13/01) nos...

    Prefeitura de Manaus abre vagas para castração gratuita de cães e gatos a partir de quinta-feira (15)

    Castração gratuita de cães e gatos em Manaus volta a ser ofertada pela Prefeitura...