quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    HomeEm AltaProcon-AM autua banco em Manaus por descumprimento da Lei das Filas

    Procon-AM autua banco em Manaus por descumprimento da Lei das Filas

    Publicado em

    Fiscalização encontra mais de 10 clientes esperando por atendimento há mais de 40 minutos

    O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) autuou uma instituição bancária localizada na avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus, por violar a Lei Estadual das Filas n.º 5.867/2022. Durante uma fiscalização de rotina, foi constatado que mais de 10 clientes aguardavam atendimento por mais de 40 minutos, excedendo o tempo máximo permitido pela legislação.

    Aplicação da Lei das Filas

    Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM, ressaltou a importância de respeitar o tempo do consumidor, conforme estabelecido pela Lei das Filas. “É fundamental que o tempo do consumidor seja respeitado. A nova Lei das Filas considera o tempo como um valor jurídico, ou seja, tempo é dinheiro. Embora entendamos as dificuldades enfrentadas pelos bancos, não podemos negligenciar os direitos do consumidor. A lei estipula sanções para quem desrespeitar os limites de tempo de espera e atendimento”, afirmou Fraxe.

    Penalidades Previstas

    De acordo com a normativa estadual, as multas para instituições financeiras que não cumprem a legislação começam em R$ 50 mil e aumentam em casos de reincidência. A Lei das Filas estipula que o tempo de espera em agências bancárias e similares deve ser de até 30 minutos em dias normais, 40 minutos nas vésperas e após feriados prolongados, e 50 minutos nos dias de pagamento de servidores públicos municipais.

    Denúncias e Orientações ao Consumidor

    O Chefe de Fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta, explicou que a autuação foi imediata após a constatação da irregularidade. “Durante a fiscalização de rotina, verificamos que vários clientes estavam aguardando por mais de 40 minutos para serem atendidos. Lavramos o auto de constatação, e a empresa será multada”, concluiu Malta.

    O Procon-AM orienta os consumidores que enfrentarem situações semelhantes a solicitar a autenticação da senha de chegada com o horário de atendimento. Esse documento deve ser levado ao órgão para formalizar a denúncia, ou o consumidor pode ligar para os números 0800-092-1512 / 3215-4009 para relatar a situação.

    Últimos Artigos

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...

    Explicando: Plano de execução de Lula e Alckmin

    A Polícia Federal (PF) deflagrou na última terça (19), uma operação que revelou uma...

    Mais artigos como este

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...