No último fim de semana, um caso inusitado chamou a atenção de cientistas Irlandeses. Um exemplar do peixe Pacu, comumente encontrado na Bacia Amazônica, foi encontrado morto no Lago Garadice, a cerca de 140km da capital Dublin. O peixe morto foi encontrado pelo empresário e pescador Steve Clinch, que também é dono de uma pousada situada próxima do local da descoberta.
O pescador relatou que encontrou o peixe já sem vida na margem do lago: “Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região”, contou Clinch.
Medidas tomadas
O Inland Fisheries Ireland, órgão responsável pela conservação e proteção dos recursos hídricos no país, tomou medidas para esclarecer o ocorrido. O peixe foi encaminhado para um laboratório para análise, e uma investigação foi iniciada para determinar a origem do Pacu encontrado.
“Ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido libertado de um tanque particular de peixes”, informou o órgão à BBC, uma das principais emissoras jornalísticas do Reino Unido.
Apesar da peculiaridade do caso, até o momento foi encontrado apenas um Pacu no lago, conforme destacou o Inland Fisheries Ireland.
* Com informações da BBC