terça-feira, outubro 28, 2025
More
    HomePoderBrasilSenado analisa hoje novas regras de regularização fundiária

    Senado analisa hoje novas regras de regularização fundiária

    Publicado em

    Tramita no Senado Federal o Projeto de Lei 510/2021, de autoria do senador Irajá (PSD), que pode flexibilizar as regras de regularização fundiária de terras da União e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A proposta será analisada nesta quarta-feira (28) pelo plenário do Senado.

    O projeto estende para todo o país normas que hoje se aplicam apenas à Amazônia Legal. Entre outras medidas, o texto modifica o marco temporal para a comprovação da ocupação da terra. O interessado deverá ser capaz de demonstrar ocupação anterior a 25 de maio de 2012. Atualmente, essa data é firmada em 2008. A regra vale para propriedades com até 2.500 hectares.

    O senador Irajá foi o relator da Medida Provisória (MP) 910/2020, que tratava do mesmo tema, mas que perdeu a validade em maio do ano passado. O senador resgatou pontos de seu relatório para compor o projeto. O relator do PL 510/2021 é o senador Carlos Fávaro (PSD).

    Na justificativa ao PL, o parlamentar diz que “deve ser salientada a ampliação da área passível de regularização, podendo chegar, pela nossa proposta, a 2.500 hectares, justamente o limite a partir do qual a alienação de terras públicas se condiciona à autorização específica do Congresso Nacional”.

    Irajá também ressalta que outro destaque do projeto de lei é “a dispensa de vistoria prévia da área a ser regularizada, com possibilidade de ser realizada a regularização fundiária mediante procedimento de declaração do próprio ocupante, reduzindo ainda mais os entraves burocráticos para que essa medida se torne realidade e alcance os fins pretendidos em lei”, explica.

    Acesse o PL na íntegra aqui.

    Leia mais:
    Governador sanciona lei do auxílio estadual da cultura, turismo e esporte
    Programa ‘Amazonas Mais Verde’ quer estimular desenvolvimento sustentável
    Desmatamento em março é o maior dos últimos seis anos na Amazônia

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

    Últimos Artigos

    STF deve julgar recursos de Jair Bolsonaro a partir de 7 de novembro

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar, entre os dias 7...

    Furacão Melissa deve ser o mais devastador do século na Jamaica

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) emitiu um alerta nesta terça-feira (28) sobre os efeitos...

    Empresa é multada em R$ 100 mil por operar sem licença em Manaus

    Uma empresa de produtos químicos situada no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus,...

    Governo do Amazonas entrega kits bebê e cestas a mais de 18 mil famílias

    O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos...

    Mais artigos como este

    STF deve julgar recursos de Jair Bolsonaro a partir de 7 de novembro

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar, entre os dias 7...

    Furacão Melissa deve ser o mais devastador do século na Jamaica

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) emitiu um alerta nesta terça-feira (28) sobre os efeitos...

    Empresa é multada em R$ 100 mil por operar sem licença em Manaus

    Uma empresa de produtos químicos situada no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus,...