HomeSociedadeMundoTeste detecta Covid-19 em 20 minutos

Teste detecta Covid-19 em 20 minutos

Publicado em

Pesquisadores da Austrália criaram um teste que pode determinar uma nova infecção por coronavírus em cerca de 20 minutos usando amostras de sangue, no que eles dizem ser uma inovação mundial.

Os pesquisadores da Universidade Monash disseram que o teste pode determinar se a pessoa está infectada no momento e se já teve Covid-19 no passado.

“As aplicações a curto prazo incluem identificação rápida de casos e rastreamento de contatos para limitar a disseminação viral, enquanto a triagem populacional para determinar a extensão da infecção viral nas comunidades é uma necessidade a longo prazo”, disseram os cientistas em um artigo publicado na revista ACS Sensors nesta sexta-feira (17).

A equipe de pesquisa foi liderada pelo BioPRIA e pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Monash, incluindo pesquisadores do Centro de Excelência ARC em Ciência Convergente BioNano e Tecnologia (CBNS).

O teste utiliza 25 microlitros de plasma de amostras de sangue para procurar aglutinação ou um agrupamento de glóbulos vermelhos que o coronavírus causa.

Enquanto o teste atual de swab (cotonete) é usado para identificar pessoas infectadas com o coronavírus, o ensaio de aglutinação — ou análise para detectar a presença e a quantidade de uma substância no sangue — também pode determinar se alguém foi infectado recentemente, após a infecção ter sido curada, eles disseram.

Centenas de amostras podem ser testadas a cada hora, disseram os pesquisadores, e eles esperam que ele também possa ser usado para detectar um aumento de anticorpos criados em resposta à vacinação para ajudar nos ensaios clínicos.

Uma patente para a inovação foi registrada e os pesquisadores estão buscando apoio comercial e do governo para aumentar a produção.

O novo coronavírus já infectou mais de 13,8 milhões de pessoas em todo o mundo e matou quase 600 mil desde que surgiu na China no final do ano passado. A Austrália registrou mais de 11 mil casos e 116 mortes.

Leia mais:
Susam encerra atividades do Hospital de Combate à Covid-19 na Nilton Lins
Transmissão do novo coronavírus no Brasil atingiu platô, aponta OMS
Amazonas é o terceiro estado que mais testa a Covid-19

Com informações do G1*

Últimos Artigos

AgSUS abre 46 vagas na saúde indígena no Amazonas com salários de até R$ 12,9 mil

Oportunidades abrangem todos os níveis de escolaridade para atuação no DSEI Alto Rio Purus...

Revitalização do igarapé do Mindu avança na zona Leste de Manaus

Obras incluem drenagem, contenção das margens, recuperação de áreas e ações de educação ambiental A...

MPAM acompanha medidas contra efeitos do El Niño em Novo Aripuanã

Procedimento fiscaliza ações de prevenção à estiagem, queimadas e incêndios florestais no município O Ministério...

Pesquisa Pontual aponta disputa acirrada entre Omar Aziz e Roberto Cidade

Levantamento do Instituto Pontual divulgado nesta quarta-feira mostra cenário indefinido a quatro dias do...

Mais artigos como este

AgSUS abre 46 vagas na saúde indígena no Amazonas com salários de até R$ 12,9 mil

Oportunidades abrangem todos os níveis de escolaridade para atuação no DSEI Alto Rio Purus...

Revitalização do igarapé do Mindu avança na zona Leste de Manaus

Obras incluem drenagem, contenção das margens, recuperação de áreas e ações de educação ambiental A...

MPAM acompanha medidas contra efeitos do El Niño em Novo Aripuanã

Procedimento fiscaliza ações de prevenção à estiagem, queimadas e incêndios florestais no município O Ministério...