HomePoderMédia de mortes e casos confirmados de Covid-19 caem no AM

Média de mortes e casos confirmados de Covid-19 caem no AM

Publicado em

Redução mostra desaceleração, porém taxa de ocupação de leitos ainda se mantém elevada

A ampliação na rede de assistência à saúde na capital e interior e as medidas de restrição de circulação de pessoas, adotadas pelo Governo do Amazonas para conter o aumento de casos da Covid-19, com a colaboração dos setores como o comércio, serviços, indústria e da população em geral, têm sido fundamentais para salvar vidas. Em 14 dias, a média móvel de mortes pela doença caiu 46% em todo o estado. Já a média móvel de casos confirmados diminuiu 31%.

Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O cálculo para chegar à média móvel avalia a variação percentual em intervalos de 14 dias. No caso das mortes, por exemplo, a FVS-AM comparou a soma dos números de óbitos de 1º a 7 de fevereiro com a soma de 8 a 14 do mesmo mês e identificou a redução de 46%.

Nesse mesmo período, os indicadores mostram que, especificamente na capital, a redução na média móvel foi de 41%. Já em relação aos 61 municípios do interior, a queda é ainda maior. A média móvel de mortes no interior apresentou queda de 57%.

Em relação à média móvel de casos confirmados, o interior também registrou queda maior que a capital com uma redução de 33%. Na capital, a atenuação da média móvel registrada foi de 30%.

Interior – O Amazonas é único estado brasileiro com pelo menos um hospital por cidade. Essa estrutura associada à alta cobertura de atenção básica no interior – onde em alguns municípios chega a 90% – possibilita o atendimento aos casos de média complexidade da doença nos próprios municípios.

Ocupação de leitos – O Governo do Amazonas segue com o trabalho de abertura de novos leitos exclusivos para Covid-19, tendo aberto mais de 160 somente nas últimas duas semanas. O esforço é necessário para fazer frente à necessidade de internação de pacientes com a doença. A taxa de ocupação de leitos, nesta quinta-feira (18/02), é de 92% para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de 76% para leitos clínicos.

Flexibilização – Em razão dessa taxa de ocupação de leitos ainda elevada e para manter o movimento de queda de casos e óbitos, o Governo do Estado recomenda que a população permaneça adotando as medidas de prevenção, como distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos.

A redução desses indicadores é fundamental para que novas medidas de flexibilização das atividades econômicas possam ser adotadas. Todas as decisões são tomadas pelo Comitê de Estadual de Enfrentamento da Covid-19, com base em dados da vigilância epidemiológica de da rede de assistência à saúde.

No último sábado (13/02), o governador Wilson Lima anunciou que, em relação à pandemia da Covid-19, Manaus regrediu da fase roxa, que é a mais crítica, para a fase vermelha, que ainda requer restrições à circulação de pessoas para diminuição do contágio. Com isso, um decreto com novas flexibilizações para atividades não essenciais entrou em vigor no último dia 15/02 e tem validade por sete dias, ou seja, até o próximo dia 21.

Leia mais:
Prefeito exonera servidores suspeitos de furarem fila da vacina
Ministério vai distribuir 11,3 milhões de doses de vacina em fevereiro
Dória vai antecipar a entrega de 54 milhões de doses da Coronavac

Informações da Assessoria*

Últimos Artigos

AgSUS abre seleção para profissionais da saúde indígena no Amazonas com salários de até R$ 17,7 mil

Processo seletivo oferece oportunidades em 26 funções para atuação no DSEI Alto Rio Solimões,...

Nova norma estabelece regras para manejo sustentável de madeira por comunidades tradicionais no Amazonas

Instrução conjunta do Ibama e ICMBio divide responsabilidades na aprovação dos projetos, simplifica autorizações...

Rio Negro estaciona em 16,50 metros após quatro meses de vazante em Manaus

Nível do rio permanece estável há cinco dias na capital amazonense. Em Iquitos, no...

Amazonas intensifica vacinação contra sarampo em quatro municípios da Tríplice Fronteira

Campanha realizada pela FVS-RCP inclui vacinação casa a casa em Tabatinga, Benjamin Constant, Santo...

Mais artigos como este

AgSUS abre seleção para profissionais da saúde indígena no Amazonas com salários de até R$ 17,7 mil

Processo seletivo oferece oportunidades em 26 funções para atuação no DSEI Alto Rio Solimões,...

Nova norma estabelece regras para manejo sustentável de madeira por comunidades tradicionais no Amazonas

Instrução conjunta do Ibama e ICMBio divide responsabilidades na aprovação dos projetos, simplifica autorizações...

Rio Negro estaciona em 16,50 metros após quatro meses de vazante em Manaus

Nível do rio permanece estável há cinco dias na capital amazonense. Em Iquitos, no...