O deputado federal José Ricardo (PT) anunciou na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (23), que vai convocar o ministro da Economia, Paulo Guedes, para se justificar das declarações dadas à Globo News contra a Zona Franca de Manaus (ZFM).
A audiência com o ministro será realizada por meio da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, em data ainda a ser definida.
A polêmica entrevista no canal de TV por assinatura ocorreu no dia 17 de abril. Na ocasião, Guedes disse que reduzirá as alíquotas de Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre o que é produzido na Zona Franca de Manaus, e que o país não vai ficar desarrumado pelo bem da ZFM – veja vídeo da entrevista.
Para José Ricardo, Paulo Guedes cometeu um terrível engano ao fazer a declaração. Ele cita que a ZFM é projeto de desenvolvimento econômico que sustenta o Amazonas, mas que também é importante para garantir a soberania do país em relação aos países vizinhos.
“O Governo Federal tem que cuidar do nosso país. E a Zona Franca de Manaus faz parte do país. O Amazonas e o povo que mora lá também são Brasil. É dela (ZFM) que tiramos a arrecadação do estado; os recursos para manter a Universidade Estado do Amazonas (UEA); a preservação do meio ambiente, onde nossa floresta está preservada em mais de 90%, graças ao modelo econômico; e, principalmente, a geração de empregos diretos”, destacou.
O requerimento convocando o ministro deverá ser aprovado nesta quarta-feira (24), durante as reuniões ordinárias das comissões da Câmara Federal.