HomePoderAudiência pública na assembleia debate fim de contrato da Unisol

Audiência pública na assembleia debate fim de contrato da Unisol

Publicado em

Nesta segunda-feira, 30 de setembro, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou uma audiência pública em que foi debatida a situação dos servidores públicos e trabalhadores da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), após o encerramento do contrato 042/2008, previsto para o dia 4 de dezembro deste ano. A reunião foi solicitada pelo deputado estadual Dermilson Chagas (PP) e contará com a participação do deputado estadual José Ricardo Wendeling (PT).

Com o encerramento do contrato, mais de 500 trabalhadores e servidores públicos celetistas da Unisol, que prestam serviços ao Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), correm risco de ficar sem os direitos trabalhistas garantidos, devido a falta de recursos da fundação para arcar com a rescisão prevista em R$ 30 milhões.

O tema foi debatido durante a audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Aleam, presidida pelo deputado Dermilson Chagas, em parceria com o deputado federal José Ricardo. Participaram do encontro representantes do Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal de Contas do Estado, sindicatos e os servidores da Unisol. 

Segundo o Luiz Roberto Coelho, representante da Unisol, durante anos era entregue ao governo do Amazonas uma solicitação de readequação do contrato e do estatuto, porém nunca obtiveram uma resposta por parte do Poder Executivo. “E agora prestes a ser encerrado, devido a recomendação dos Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPE) e do Trabalho (MPT), que defendem uma solução em definitivo para encerrar as terceirizações, a Unisol não tem verba suficiente para pagar a indenização de mais de 550 funcionários, alguns com quase 20 anos de prestação de serviço do hospital”, disse.

O deputado Dermilson Chagas sugeriu que o governo do Estado contrate os funcionários da fundação para o cargo temporário, até a realização do concurso público. “Não há nada mais justo do que contratar esse pessoal que já está acostumado com o serviço e que  o executa muito bem”, comentou.

O deputado federal José Ricardo, defende o fortalecimento da instituição, principalmente neste momento em que os recursos na área da saúde estão reduzidos devido à falta de investimentos, tanto em nível federal quanto estadual. Por outro lado, destacou que a terceirização no Amazonas sempre foi problemática. “Os trabalhadores do Francisca não podem ficar prejudicados com o encerramento do contrato e sem que seus direitos trabalhistas sejam garantidos e respeitados. Acredito que uma saída seria o governo estadual intervir nessa problemática”, disse o parlamentar.

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

Últimos Artigos

Governo do Amazonas entrega 800 títulos definitivos no Nova Cidade e amplia ações de regularização fundiária

O governador Roberto Cidade realizou, nesta quinta-feira (07/05), a entrega de 800 títulos definitivos...

Lula e Trump se reúnem na Casa Branca para discutir tarifas e minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta quinta-feira (7/5), sua primeira visita...

Mães de recém-nascidos recebem treinamento de desengasgo no Dona Lindu em Manaus

Como parte da programação da Semana das Mães promovida pela Secretaria de Estado de...

Disputa por rotas do tráfico impulsiona alta de homicídios no interior do Amazonas, aponta estudo

A disputa por rotas do tráfico de drogas tem contribuído para o aumento dos...

Mais artigos como este

Governo do Amazonas entrega 800 títulos definitivos no Nova Cidade e amplia ações de regularização fundiária

O governador Roberto Cidade realizou, nesta quinta-feira (07/05), a entrega de 800 títulos definitivos...

Lula e Trump se reúnem na Casa Branca para discutir tarifas e minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta quinta-feira (7/5), sua primeira visita...

Mães de recém-nascidos recebem treinamento de desengasgo no Dona Lindu em Manaus

Como parte da programação da Semana das Mães promovida pela Secretaria de Estado de...