HomeAmazôniaAgricultores vão receber 1,5 mil mudas de castanha-do-Brasil

Agricultores vão receber 1,5 mil mudas de castanha-do-Brasil

Publicado em

Realizada em parceria com a Fazenda Aruanã, a iniciativa vai atender 15 agricultores familiares da RDS do Uatumã

De 6 a 10 de maio, 15 agricultores familiares da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Uatumã, localizada em Itapiranga (distante 227 quilômetros de Manaus), receberão 1,5 mil mudas de castanha-do-Brasil. A distribuição será realizada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), e é fruto de parceria entre o instituto e a Fazenda Aruanã, a responsável pela concessão das mudas.

De acordo com o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam, Luiz Rocha, a ação, além de fortalecer o setor primário, visa, também, a recuperação de áreas degradadas. “Ou seja, a iniciativa também visa a sustentabilidade. Dessa forma, o Idam realiza os cadastros dos agricultores, que, posteriormente, são enviados à fazenda Aruanã, que nos fornece as mudas a serem distribuídas entre os cadastrados”, disse.

Em relação à recuperação de áreas degradadas, Rocha destacou que o objetivo é implantar sistemas agroflorestais na região, combinando o plantio das castanheiras com outras espécies amazônicas com potencial de geração de renda. “Dessa forma, visamos o desenvolvimento econômico, sempre focados na preservação da floresta, que pode, sim, ser um meio de subsistência ao produtor de forma sustentável”, destacou o chefe do Datef.

Visita técnica

As mudas de castanha-do-Brasil serão distribuídas aos agricultores durante uma visita técnica à região, prevista para acontecer entre 6 e 10 de maio, segundo a Unidade Local (UnLoc) Idam/Itapiranga, Sérgio Froes. As plantas já estão na UnLoc devidamente preparadas para chegarem aos beneficiados.

“Além disso, o Idam disponibilizará uma série de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos produtores locais e, ainda, a implantação de Unidade Demonstrativa (UD) de Castanha consorciada com café e citros”, concluiu o gerente.

Últimos Artigos

Pesquisa eleitoral do Instituto Projeta aponta equilíbrio nas disputas para governo e senado

Levantamento mostra Omar Aziz à frente na corrida pelo Governo, Roberto Cidade na liderança...

Prefeitura prepara operação especial para o evento ‘Amanhecer Ponta Negra’

A Prefeitura de Manaus prepara uma operação especial de trânsito e transporte para o...

Nova lei reconhece natureza alimentar de honorários advocatícios

A nova lei sobre honorários advocatícios amplia a proteção jurídica dos valores recebidos por...

Prefeitura abre inscrições para Conselho de Mobilidade Urbana de Manaus

A Prefeitura de Manaus abriu inscrições para entidades da sociedade civil interessadas em participar...

Mais artigos como este

Pesquisa eleitoral do Instituto Projeta aponta equilíbrio nas disputas para governo e senado

Levantamento mostra Omar Aziz à frente na corrida pelo Governo, Roberto Cidade na liderança...

Prefeitura prepara operação especial para o evento ‘Amanhecer Ponta Negra’

A Prefeitura de Manaus prepara uma operação especial de trânsito e transporte para o...

Nova lei reconhece natureza alimentar de honorários advocatícios

A nova lei sobre honorários advocatícios amplia a proteção jurídica dos valores recebidos por...