A Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. (Afeam) dispõe de linhas de crédito exclusivas para microempreendedor individual (MEI), que tem um negócio próprio, mas precisa de recursos para investir no crescimento.
O capital atende às demandas do setor, com foco na geração de postos de trabalho e na ampliação da concessão de crédito para empresas de menor porte, responsáveis por mais de 50% dos postos de trabalho formais no país.
Para o diretor presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, o crédito destinado ao MEI atende quem tem mais dificuldade de obtê-lo. “O empreendedorismo involuntário desponta como fonte alternativa de recursos aos microempreendedores, e ainda como ferramenta auxiliar de combate à pobreza e exclusão social. Em vista desse cenário, a Afeam viabiliza crédito de forma ágil e orientada a esse público”, disse.
Os limites de crédito chegam até R$ 30.000,00, condicionado à capacidade de pagamento do cliente, necessidade de investimento no negócio e análise de crédito. As taxas de juros vão até 8% a.a., com descontos de 25% sobre os juros das parcelas do período de carência e de amortização, concedidos exclusivamente se o pagamento for efetuado até as datas dos respectivos vencimentos.
Mesmo com pouca burocracia, ainda é preciso atender requisitos definidos pela instituição financeira. Como essas linhas têm como característica a concessão assistida de crédito, é primordial que o empreendedor forneça o máximo de detalhes sobre a aplicação do dinheiro.
Como acessar o crédito
Inicialmente, o requisito obrigatório para acesso ao financiamento é a palestra de orientação ao crédito realizada pela Afeam e a Oficina de Gestão do Sebrae/AM, que deve ser agendada previamente no site da instituição.
O cliente também tem a opção de agendar por meio do aplicativo da Afeam, disponível gratuitamente na loja Google Play. O app ainda permite pesquisar operações de crédito, acessar segunda via de boleto e visualizar extratos.
No interior do estado, o atendimento ocorre conforme Calendário das Ações Itinerantes de Crédito ou nos Postos de Atendimento da Afeam.
*Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Amazonas.