segunda-feira, junho 23, 2025
More
    HomeCotidianoAM reduz em quase 70% espera de indígenas por exames

    AM reduz em quase 70% espera de indígenas por exames

    Publicado em

    Parceria entre SES-AM e Casa de Apoio à Saúde Indígena aumentou a efetividade dos serviços de média e alta complexidade no entorno de Manaus

    O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reduziu em cerca de 70% a espera de pacientes indígenas por consultas, exames e procedimentos na rede pública de saúde, após uma parceria entre SES-AM e Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), em Manaus.

    A Casai, vinculada ao Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), é referência para uma população superior a 200 mil indígenas de nove Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), como Parintins, Manaus, Médio Rio Purus, Alto Rio Negro, Médio Rio Solimões, Alto Rio Solimões, Vale do Javari, Yanomami e Leste de Roraima.

    O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, destaca que os indígenas são referenciados para o atendimento em unidades de saúde da capital e que o Governo do Amazonas garante assistência adequada e com respeito à cultura das populações.

    “Os indígenas são atendidos com respeito à sua cultura, costumes, crenças e, a partir dessa parceria entre a secretaria e o Dsei, conseguimos reduzir significativamente a demanda dessa população que vem a Manaus em busca de atendimento especializado”, ressaltou Anoar Samad.

    Segundo o setor de organização e agendamento da Casai, caiu de 130 para 42 o número de indígenas que aguardam a realização de procedimentos em diversas especialidades médicas na capital.

    “Tal feito possibilitou a redução do tempo de estada desses indígenas na Casai, aumentando os índices de efetividade e o mais importante, garantiu o retorno de muitos indígenas para suas aldeias de origem, sua cultura e crenças”, afirmou Januário Carneiro Neto, coordenador do Dsei Manaus.

    CPNI – A rede estadual de saúde conta ainda com atendimento humanizado e multicultural nos Centros de Parto Normal Intra-Hospitalar (CPNI) da maternidade Balbina Mestrinho e do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), em Manaus, inaugurados pelo governador Wilson Lima, em 2019 e 2021, respectivamente.

    O CPNI do IMDL disponibiliza, para as mulheres indígenas e quilombolas, suíte com temática indígena, equipada com redes. A estrutura é voltada ao parto humanizado e engloba o protocolo multicultural, para mulheres estrangeiras, indígenas, brasileiras e surdas. O acolhimento inclui o suporte de tradução em língua espanhola, inglesa, Tikuna e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

    Leia mais:
    Lula promete ministério a indígenas e revogaço de decretos de Bolsonaro
    Curso gratuito vai capacitar conselheiros indígenas de saúde no combate à Covid-19
    Cemitério indígena será entregue na próxima terça-feira, 19/4

    Últimos Artigos

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...

    Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas na farmácia

    A partir desta segunda-feira (23), farmácias e drogarias começam a reter receitas de medicamentos...

    Mais artigos como este

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...