Com 4.207.714 habitantes, 1,1 milhão deverá ser vacinado no Amazonas contra a Covid-19. Esse é o número de doses destinado ao estado, disse o governador Wilson Lima em entrevista na tarde desta quarta-feira, 13.
“A previsão do Ministério da Saúde é que haja uma compra de 350 milhões de doses para o ano de 2021 e a cota para o Estado do Amazonas, desse total, para o ano de 2021, deve ser de um 1,1 milhão, ou seja, um quarto da população do Amazonas deverá ser vacinada”, disse o governador.
“O Governo do Amazonas está preparado para a vacinação. Nós temos 440 mil seringas agulhadas em estoque, e até o dia 25 vamos receber mais 1,5 milhão de seringas. Já estamos com nossa rede de frios preparada, já comunicamos às prefeituras para que preparem as salas de vacinação e o Estado do Amazonas já tem uma experiência na distribuição de vacinas, porque nós fazemos isso todos os anos, com a vacinação contra gripe, H1N1, tetravalente, enfim, outras campanhas de vacinação”, completou.
Wilson Lima disse que a quantidade de dose a ser destinada ainda depende da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“O apelo que eu fiz ao ministro da Saúde foi que o Amazonas tivesse prioridade no sentido de receber a maior quantidade possível de doses para que não tivéssemos que ir a um município distante, duas vezes, porque isso demanda um custo muito alto e nem sempre conseguimos chegar de avião”, disse.
“O meu pleito foi para que viesse logo toda a primeira dose para as pessoas do grupo de risco daquele município ou daquela região, levando em consideração a distância, contudo não temos números precisos de quantas doses vamos receber nesse primeiro momento. Isso vai depender muito da quantidade das liberações que forem feitas pela Anvisa, da vacina que tá vindo da Índia e também a do Instituto Butantan, para que possamos ter esse dimensionamento de quantas doses vamos receber”, admitiu.
Leia mais:
Mensagem sobre ‘Renda Familiar Mensal’, é falsa diz Prefeitura de Manaus
David Almeida não libera escolas municipais para realização do Enem
Deputada pede suspensão do Enem no Amazonas