HomeAmazôniaCidadãos podem dar sugestões ao Governo com o app 'Consulta Sociedade’

Cidadãos podem dar sugestões ao Governo com o app ‘Consulta Sociedade’

Publicado em

Já está disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store o aplicativo “Consulta Sociedade”. Desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), a solução permite que os cidadãos contribuam com sugestões para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 do Governo do Amazonas.

No aplicativo estão listadas dez áreas estratégicas que constam no PPA: Infraestrutura e Logística de Integração; Inovação e Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Regional e Crescimento Sustentável do Setor Primário; Saúde Integral; Amazonas pela Paz; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Desenvolvimento Econômico Integrado; Bem-estar e Inclusão; Educação Transformadora e Identidade Amazonense.

“Para usar o app, o primeiro passo é fazer um breve cadastro, informando nome, e-mail, faixa etária, gênero e município de residência. Em seguida, é só selecionar um município e o tema para que deseja eleger três ações prioritárias. Caso o cidadão queira propor uma ação diferente das que já estão listadas, ele pode preencher um campo específico”, explicou o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva.

A Prodam também desenvolveu o site www.consultasociedade.am.gov.br

“Na página da internet, além das sugestões, é possível ter acesso ao ranking da consulta, atualizado em tempo real e que mostra a quantidade de participações e as sugestões propostas”, complementou João Guilherme.

As sugestões via aplicativo ou site podem ser enviadas até o dia 24 de junho. Quem preferir também pode comparecer à “Sala Cidadã”, que é um espaço alternativo de participação a ser disponibilizado nas unidades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) nos municípios do interior.

Depois do período de consulta, as sugestões e demandas da sociedade serão encaminhadas pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) aos dirigentes dos órgãos da administração para subsidiar a elaboração das políticas públicas e programas governamentais.

O projeto concluído será encaminhado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em setembro, para avaliação e aprovação.

Sobre o PPA 

O PPA é um instrumento fundamental de planejamento da administração pública, estabelecendo diretrizes e metas para os governantes por um período de quatro anos. É a partir do PPA que são definidas as políticas públicas mais adequadas ao atendimento das demandas da sociedade, com a definição de programas e orientações estratégicas na definição do orçamento do estado.

 

 

Últimos Artigos

Congresso derruba veto ao PL da Dosimetria e muda penas de condenados pelo 8 de janeiro

O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira (30), o veto do presidente Luiz Inácio Lula...

Feriado do Dia do Trabalhador altera horário do comércio e shoppings em Manaus; veja o que abre e fecha

Quem pretende ir às compras durante o feriado do Dia do Trabalhador em Manaus...

Operação Ágata Amazônia 2026 reforça presença militar na Amazônia com mais de 1,6 mil agentes

A Operação Ágata Amazônia 2026 intensificou a presença das Forças Armadas na região amazônica...

Cetam abre mais de 8 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional em Manaus

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) publicou, nesta quinta-feira (30), o edital...

Mais artigos como este

Congresso derruba veto ao PL da Dosimetria e muda penas de condenados pelo 8 de janeiro

O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira (30), o veto do presidente Luiz Inácio Lula...

Feriado do Dia do Trabalhador altera horário do comércio e shoppings em Manaus; veja o que abre e fecha

Quem pretende ir às compras durante o feriado do Dia do Trabalhador em Manaus...

Operação Ágata Amazônia 2026 reforça presença militar na Amazônia com mais de 1,6 mil agentes

A Operação Ágata Amazônia 2026 intensificou a presença das Forças Armadas na região amazônica...