HomePoderNa véspera da reabertura, comércio não essencial já funciona com movimento em...

Na véspera da reabertura, comércio não essencial já funciona com movimento em Manaus

Publicado em

Faltando dois dias para a reabertura gradual do comércio de serviços não essenciais, em Manaus, muitos comerciantes resolveram se antecipar em diferentes bairros. O descumprimento do decreto de suspensão das atividades foi possível notar em diversos bairros.

A reportagem percorreu pontos da capital e constatou movimentação e aglomeração, por exemplo, em lojas de roupas, calçados e acessórios, produtos de setores classificados pelo governo como não essenciais. Outros serviços como salão de beleza e barbearia também estavam de portas abertas. Consequentemente, o trânsito de veículos também ficou intenso nesses locais.

Na Zona Leste de Manaus, bairros como São José e Mutirão já tinham lojas abertas quase que normalmente na manhã de sábado.

Na Zona Norte, no bairro Nova Cidade, a situação não era muito diferente da encontrada na região Leste. Muitos carros e pessoas dividiam espaço. Barbearias e lojas de variedades também seguiam abertas.

No bairro Japiim, Zona Sul da capital, serviços como os de copiadoras e assistência técnica em telefones celulares também foram vistos funcionando.

Pelo decreto que proíbe o funcionamento de serviços considerados não essenciais, só podem abrir estabelecimentos voltados à alimentação, como supermercados em geral, atacadistas e pequenos varejos alimentícios, além de padarias (exclusivamente para venda de produtos) e restaurantes (somente modalidade delivery, entrega em domicílio).

Também são liberados estabelecimentos com venda de alimentos e medicamentos para animais. Os serviços de distribuição de água, gás, energia, telefonia e internet, considerados essenciais, também têm funcionamento garantido.

Bancos, cooperativas de créditos e loterias também têm funcionamento mantido, devendo atender aos protocolos de segurança para evitar a aglomeração de pessoas nas áreas interna e externa do estabelecimento. São liberadas ainda oficinas mecânicas e estabelecimentos de venda de peças automotivas, materiais elétricos e de construção, estes preferencialmente em delivery.

Plano de reabertura

O Governador do Estado, Wilson Lima, apresentou, nesta semana, o plano de reabertura gradual do comércio de atividades não essenciais, que irá ocorrer a partir do dia 1º de junho, segunda-feira. A medida vale somente para capital. O afrouxamento nas medidas de isolamento social ocorre, segundo o governo, após redução no avanço da Covid-19 no Amazonas, que até a manhã deste sábado (30) totaliza 38,9 mil casos confirmados.

Estudo

Com as medidas de isolamento sendo descumpridas e a abertura do comércio não essencial, um estudo apresentado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) prevê um novo pico explosivo de coronavírus para o início de junho em Manaus – ainda mais intenso do que o primeiro, que teria sido no início de maio.

Segundo a pesquisa, existem, pelo menos, 85 mil pessoas infectadas pelo coronavírus só em Manaus (cerca de 10% a 15% da população), e que qualquer medida de afrouxamento no distanciamento social pode representar aumento expressivo no número de pessoas contaminadas. Durante as semanas observadas, segundo a pesquisa, o nível de isolamento social era de 40%, considerado baixo.

Leia mais:
Prefeitura anuncia reforma administrativa com extinção de secretárias e cargos comissionados
Hospital de Combate à Covid-19 começa a receber pacientes na primeira ala indígena do Brasil
Entenda por que a Covid-19 deixa as pessoas sem olfato e paladar

Com informações do G1*

Últimos Artigos

AgSUS abre seleção para profissionais da saúde indígena no Amazonas com salários de até R$ 17,7 mil

Processo seletivo oferece oportunidades em 26 funções para atuação no DSEI Alto Rio Solimões,...

Nova norma estabelece regras para manejo sustentável de madeira por comunidades tradicionais no Amazonas

Instrução conjunta do Ibama e ICMBio divide responsabilidades na aprovação dos projetos, simplifica autorizações...

Rio Negro estaciona em 16,50 metros após quatro meses de vazante em Manaus

Nível do rio permanece estável há cinco dias na capital amazonense. Em Iquitos, no...

Amazonas intensifica vacinação contra sarampo em quatro municípios da Tríplice Fronteira

Campanha realizada pela FVS-RCP inclui vacinação casa a casa em Tabatinga, Benjamin Constant, Santo...

Mais artigos como este

AgSUS abre seleção para profissionais da saúde indígena no Amazonas com salários de até R$ 17,7 mil

Processo seletivo oferece oportunidades em 26 funções para atuação no DSEI Alto Rio Solimões,...

Nova norma estabelece regras para manejo sustentável de madeira por comunidades tradicionais no Amazonas

Instrução conjunta do Ibama e ICMBio divide responsabilidades na aprovação dos projetos, simplifica autorizações...

Rio Negro estaciona em 16,50 metros após quatro meses de vazante em Manaus

Nível do rio permanece estável há cinco dias na capital amazonense. Em Iquitos, no...