HomeAmazôniaProjeto quer incluir etnia Hupdá em programa de educação indígena

Projeto quer incluir etnia Hupdá em programa de educação indígena

Publicado em

Levar educação indígena para a etnia Hupdá, no Amazonas, foi colocado em pauta durante encontro junto a Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov). A meta é incluir o grupo, que sofre de vulnerabilidade social, até o fim de 2019.

O assunto foi levado ao governo federal pela deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP) e pelo diretor do Instituto de Filosofia da Ufam, professor Nonato Pereira, durante reunião na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para discutir a inclusão indígena nas políticas públicas.

Durante a reunião, Nonato Pereira falou sobre o trabalho desenvolvido em São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro. Nos municípios, 342 indígenas estudam com material próprio, produzido pela universidade conforme o idioma falado e escrito por cada povo.

“Além da formação de profissionais principalmente na educação e de ampliar os recursos humanos nas escolas, tem o resgate da autoestima porque o indígena conhece mais sobre o universo onde vive, por meio da linguagem”, explicou o professor ao ressaltar que, em todo o Amazonas, são pelo menos 120 tipos de linguagem indígena.

Viabilidade do projeto

O custo para incluir os Hupdá no programa é de R$ 2,8 milhões. Os maiores gastos são com gasolina e alimentação dos alunos, conforme o projeto apresentado ao governo federal.

A deputada Mayara reforçou a necessidade de trabalhar a distribuição dos recursos federais para a educação de índios amazonenses, que somam cerca de 183 mil, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Nós representamos vinte por cento da população indígena do País e muitos moram em comunidades distantes e de difícil acesso. Precisamos fazer com a educação chegue a estes locais, fortalecendo a identidade dos povos”, afirmou Dra. Mayara.

O diretor do Departamento de Relações Político-Sociais da Segov, coronel Marco Coutinho, informou que o governo está primeiro conhecendo as demandas específicas da região, para depois trabalhar ações direcionadas à educação e verificar o remanejamento de recursos para a área.

Coutinho salientou ainda que uma visita a São Gabriel da Cachoeira deve ser programada para Maio, para que a pasta entenda um pouco mais sobre a questão.

Últimos Artigos

Reajuste de 4,93% muda salários de servidores da saúde no Amazonas

Medida aprovada pela ALE-AM contempla a data-base de 2026 e prevê aplicação dos novos...

Super El Niño pode elevar mortes por calor no Amazonas, aponta estudo

Projeção indica cerca de 1,2 mil mortes associadas às altas temperaturas no estado até...

Calor intenso faz consumo de energia atingir nova máxima em Manaus

Demanda chegou a 2.015 MW na noite de quarta-feira e estabeleceu o quinto recorde...

Greve na Caixa completa 15 dias e pagamentos de benefícios seguem normalmente

Paralisação mantém impasse sobre o Saúde Caixa e negociação foi levada ao Tribunal Superior...

Mais artigos como este

Reajuste de 4,93% muda salários de servidores da saúde no Amazonas

Medida aprovada pela ALE-AM contempla a data-base de 2026 e prevê aplicação dos novos...

Super El Niño pode elevar mortes por calor no Amazonas, aponta estudo

Projeção indica cerca de 1,2 mil mortes associadas às altas temperaturas no estado até...

Calor intenso faz consumo de energia atingir nova máxima em Manaus

Demanda chegou a 2.015 MW na noite de quarta-feira e estabeleceu o quinto recorde...