HomeSaúdeProcon-AM pede esclarecimentos a escolas particulares sobre continuidade das aulas

Procon-AM pede esclarecimentos a escolas particulares sobre continuidade das aulas

Publicado em

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) notificou 14 escolas particulares de Manaus. A exemplo do que foi feito com instituições de ensino superior da capital, o órgão pediu esclarecimentos sobre a continuidade do período letivo, com cronogramas e providências já tomadas por conta da quarentena ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, as notificações ocorrem após uma série de tratativas nas últimas semanas. Ele explica que o órgão e outras entidades que atuam na defesa do consumidor tentaram firmar um termo para possibilitar o abatimento das mensalidades durante este período.

“Nós não vamos permitir que nenhuma instituição de ensino privado proceda com práticas abusivas, como a cobrança de mensalidade sem a prestação do serviço. Pedimos que elas nos apresentem os planos de aula e se as plataformas escolhidas podem ser acessadas por todos. Foram diversas tratativas a respeito dessa temática sem êxito”, afirma.

No documento, o Procon-AM pede que as instituições apresentem resposta, em até 48 horas, com informações sobre as providências já adotadas para garantir a continuidade das atividades durante a quarentena, indicação da plataforma utilizada (com explicação sobre o mecanismo de funcionamento e as formas de acesso), cronograma de reposição e plano alternativo de ensino (quantidade de aulas por dia, método de avaliação dos alunos, horários das atividades, professores responsáveis e plantão de dúvidas).

Ação Civil Pública – As notificações entregues pelo Procon-AM não foram as únicas medidas adotadas, nesta quarta-feira, em relação ao ensino particular no Estado. A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa (CDC/ALE-AM), a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e o Ministério Público Estadual (MPE-AM) ingressaram com uma Ação Civil Pública, para obtenção de desconto de 35% para os alunos da Educação Infantil e de 30% nos ensinos Fundamental e Médio neste período de pandemia. Os órgãos também pedem que seja proibida a cobrança de atividades extracurriculares (balé, natação, futebol, entre outros), até o fim do isolamento social.

Leia mais:
Lula pede adesão ao ‘fora, Bolsonaro’ ao falar em destruição da democracia
Sem recurso, governo desiste de antecipar segunda parcela dos R$ 600
Trabalhadores relatam problemas para receber os R$ 600 de auxílio emergencial

Com informações do Procon*

Últimos Artigos

Lula, Motta e Alcolumbre discutem 6×1, segurança e terras raras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta quarta-feira (26) com os...

Prefeitura de Manaus lança concurso da Manausprev com 17 vagas e cadastro reserva

A Prefeitura de Manaus publicou o edital do novo concurso da Manausprev, com 17...

Delegado e investigador do Amazonas são presos em operação sobre roubo de ouro em Roraima

Um delegado e um investigador da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) foram presos preventivamente...

Omar e Cidade lideram disputa pelo governo do Amazonas, aponta pesquisa Quaest

A pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (25) mostra Omar Aziz (PSD) na liderança da...

Mais artigos como este

Lula, Motta e Alcolumbre discutem 6×1, segurança e terras raras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta quarta-feira (26) com os...

Prefeitura de Manaus lança concurso da Manausprev com 17 vagas e cadastro reserva

A Prefeitura de Manaus publicou o edital do novo concurso da Manausprev, com 17...

Delegado e investigador do Amazonas são presos em operação sobre roubo de ouro em Roraima

Um delegado e um investigador da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) foram presos preventivamente...