HomeSociedade1 ano após governo Lula decretar emergência, veja como vivem os Yanomamis

1 ano após governo Lula decretar emergência, veja como vivem os Yanomamis

Publicado em

Quase um ano após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretar estado de emergência e envio de atendimento urgente e humanitário ao território indígena Yanomami, em Roraima, o local permanece em crise. Crianças desnutridas, doenças contagiosas e altos índices de mortes exemplificam a situação da região.

Os Yanomamis estão alocados em 370 aldeias e quase 10 milhões de hectares, entre Roraima e Amazonas.  São cerca de 28 mil indígenas, que vivem isolados geograficamente em comunidades de difícil acesso e sofrem com as atividades de garimpo ilegal.

Fome e desnutrição

As crianças sofrem com a desnutrição – o Polo de Saúde existente na comunidade fechou três vezes por falta de comida ao longo do ano, desamparando ainda mais a população.

Quanto às mortes registradas, de acordo com o Ministério da Saúde, foram 308, entre janeiro a novembro de 2023, sendo a maior parte crianças de até quatro anos.

Imagens exclusivas feitas em janeiro de 2024 mostram crianças yanomamis desnutridas — Foto: Arquivo Pessoal/G1

Doenças

As doenças continuam se espalhando no local, em especial a malária e virose. Em 2023 foram registrados 25,2 mil casos de malária – uma alta de 61%, comparado à 2022 (dados do Ministério da Saúde).

Devido ao garimpo ilegal, a Fiocruz ressalta que cerca de 60% dos rios da terra indígena dos Yanomamis estão contaminados.

O que fala o Governo

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que: “Após a operação emergencial, o Ministério da Saúde vem reformando, ampliando e equipando unidades de saúde no território para prover um melhor cuidado à saúde da população indígena. A Pasta também investe na ampliação da telessaúde no território para expandir a capacidade de atendimentos”.

Nesta terça (09), Lula realizou uma reunião com os ministérios e órgãos para discutir a situação. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governo vai instituir uma Casa de Governo permanente para gerenciar presencialmente o conjunto de medidas implementadas e evitar a invasão das terras.

Entenda o caso

Em janeiro de 2023, o Ministério da Saúde decretou emergência de saúde pública para combater a falta de assistência sanitária, aos indígenas Yanomami. Localizado nos estados de Roraima e Amazonas, o território é alvo de garimpo ilegal – motivador da maior parte das dificuldades e mazelas sofridas pelo povo.

Na época, o presidente da República classificou a situação ali vivida como genocídio e foi montada um força-tarefa para expulsar os garimpeiros. No entanto, eles permanecem, segundo Dário Kopenawa, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, “atuando de forma impune no território”.

Yanka Senna*

Últimos Artigos

Fapeam lança edital inédito para apoiar liderança feminina em inovação sustentável no Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado...

Programação da Feira de Produtos Regionais da ADS inclui edição especial e ações em diversos bairros de Manaus

A Feira de Produtos Regionais da ADS começa nesta terça-feira (5) com uma programação...

Agência-Barco da Caixa atende oito cidades do Amazonas em maio; veja calendário e serviços disponíveis

A Agência-Barco da Caixa vai percorrer oito municípios do Amazonas ao longo do mês...

Prefeito Renato Junior participa da posse de Roberto Cidade e Serafim Corrêa e reforça diálogo com novo governo do Amazonas

O prefeito de Manaus, Renato Junior, participou nesta segunda-feira (4) da cerimônia de posse...

Mais artigos como este

Fapeam lança edital inédito para apoiar liderança feminina em inovação sustentável no Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado...

Programação da Feira de Produtos Regionais da ADS inclui edição especial e ações em diversos bairros de Manaus

A Feira de Produtos Regionais da ADS começa nesta terça-feira (5) com uma programação...

Agência-Barco da Caixa atende oito cidades do Amazonas em maio; veja calendário e serviços disponíveis

A Agência-Barco da Caixa vai percorrer oito municípios do Amazonas ao longo do mês...