HomePoderSuspensão de feriados: Prefeito nega ‘implicância’ com católicos

Suspensão de feriados: Prefeito nega ‘implicância’ com católicos

Publicado em

Após sancionar uma lei que mantém suspensos os feriados de Quarta-feira de Cinzas, da Consciência Negra e de Nossa Senhora da Conceição (padroeira de Manaus e do Amazonas), o prefeito de Manaus disse, na última quinta-feira, 18, que o ato “não tem qualquer relação com nenhuma matriz religiosa” e “é pura e simplesmente para a segurança sanitária do povo de Manaus”.

“Em função desse ano atípico e em respeito às mais de 10 mil famílias enlutadas, o município tomou essa decisão de cancelar os feriados, buscando resguardar a vida dos manauaras, inclusive os feriados católicos. Refirmo o meu respeito a toda as religiões e reforço que a suspensão dos feriados não tem qualquer relação com nenhuma matriz religiosa, e é pura e simplesmente para a segurança sanitária do povo de Manaus, pela pandemia que vivemos. Tão logo esse momento passe, todos os feriados voltarão a sua normalidade”, disse Almeida.

No início deste mês, o prefeito enviou um projeto de lei aos vereadores da CMM (Câmara Municipal de Manaus) revogando uma lei sancionada pelo ex-prefeito Arthur Neto que autorizava apenas esses três feriados – outros cinco continuaram suspensos. Na justificativa do projeto, Almeida afirmou que trata-se de “uma medida mais rigorosa de isolamento social e de enfrentamento ao Covid-19 que se impõe”.

Na CMM, o projeto tramitou em regime de urgência e foi aprovado, por unanimidade, na última segunda-feira, 15. Os vereadores argumentaram apenas que se tratava de medida para combater aglomeração de pessoas no feriado carnavalesco. No entanto, o feriado da Consciência Negra só ocorre em novembro, e o de Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.

Procurado pela reportagem, o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, não quis comentar o ato de David Almeida.

Leia mais:
Governo autoriza a reabertura do comércio a partir de segunda
Pazuello garante que vacina chegará aos professores em março
Lima pede que população denuncie comércio que não cumprir regras

Mais informações.

Últimos Artigos

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira

Eleitores que estiverem fora do município onde votam nas Eleições 2026 têm até 20...

Anvisa libera primeira caneta emagrecedora genérica no país

Produto da EMS é o primeiro genérico de semaglutida sintética aprovado no Brasil. Agência...

Encceja 2026 será aplicado neste domingo em todo o país

Participantes podem consultar pela internet o local onde farão o exame, que terá provas...

Manutenção em ponte provoca bloqueios temporários na BR-319

Interdições acontecem diariamente no km 370,70, no Amazonas, enquanto equipes trabalham na estrutura sobre...

Mais artigos como este

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira

Eleitores que estiverem fora do município onde votam nas Eleições 2026 têm até 20...

Anvisa libera primeira caneta emagrecedora genérica no país

Produto da EMS é o primeiro genérico de semaglutida sintética aprovado no Brasil. Agência...

Encceja 2026 será aplicado neste domingo em todo o país

Participantes podem consultar pela internet o local onde farão o exame, que terá provas...