HomeDestaquesSES-AM mantém cirurgias e consultas eletivas durante feriado prolongado de Carnaval

SES-AM mantém cirurgias e consultas eletivas durante feriado prolongado de Carnaval

Publicado em

Durante o feriado prolongado de Carnaval (entre 14 e 18 de fevereiro), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) manteve o funcionamento de cirurgias eletivas e consultas ambulatoriais nas unidades estaduais em Manaus. A ação foi realizada como parte do programa Opera+ Amazonas, que ampliou o acesso a procedimentos programados mesmo em dias não úteis, sem afetar o atendimento de urgência e emergência.

Mais de 300 cirurgias eletivas foram programadas nos dois principais hospitais da rede — a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e o Hospital Delphina Abdel Rinaldi Aziz — entre sábado (14/02) e quarta-feira (18/02), conforme divulgação da SES-AM.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, afirmou que, além dos serviços de urgência que atendem 24 horas, a rede hospitalar segue com rotina ativa de procedimentos não urgentes. Segundo ela, o programa Opera+ Amazonas deixou de ser apenas um mutirão e passou a integrar a rotina operacional das unidades, com ampliação de horários, inclusive à noite, nos fins de semana e feriados.

Ampla oferta de cirurgias e convocação de pacientes

No Hospital Delphina Abdel Rinaldi Aziz, entre segunda e quarta-feira, foram realizadas cerca de 151 cirurgias nas áreas de cirurgia geral, urologia, proctologia, cirurgia vascular, torácica e oftalmológica.

Na Fundação Hospital Adriano Jorge, além do atendimento ambulatorial para cerca de 300 pacientes com cirurgias agendadas, também foram programados procedimentos nas especialidades de mão, ortopedia, urologia, cabeça e pescoço, bariátrica e bucomaxilofacial.

Os pacientes cadastrados no Sistema de Regulação do SUS são convocados para os procedimentos por meio da assistente virtual do programa Saúde AM Digital, via WhatsApp. É fundamental que o paciente confirme o agendamento para seguir a triagem clínica e exames pré-operatórios.

Redução de filas e impacto na saúde pública

Segundo a SES-AM, a ampliação da oferta de cirurgias eletivas em 2026 já reflete na redução das filas de espera: entre julho de 2025 e janeiro de 2026, a diminuição foi de mais de 60 % em cirurgias gerais e de mais de 78 % em procedimentos de catarata, além de quedas expressivas em outras especialidades.

Rede de urgência e apoio no Carnaval

Além dos procedimentos programados, a rede estadual de saúde manteve 25 unidades de urgência e emergência funcionando 24 horas por dia durante o feriado. Entre os dias 12 e 15 de fevereiro, foram registrados mais de 41 mil atendimentos na capital.

A SES-AM instalou um posto médico no Sambódromo de Manaus para atendimento de foliões, com assistência básica para casos como dores leves, mal-estar ou irritações oculares, complementando a estrutura assistencial no período festivo.

Últimos Artigos

Governo do Amazonas leva Crédito Rosa e Dignidade Menstrual a Tabatinga e beneficia mulheres em situação de vulnerabilidade

O Crédito Rosa e o programa Dignidade Menstrual chegaram ao município de Tabatinga, no...

Festival Amazonas de Ópera apresenta montagem histórica de ‘Salvator Rosa’ no Teatro Amazonas

O Festival Amazonas de Ópera (FAO) alcança um de seus momentos mais significativos nesta...

Governo lança plano de R$ 11 bilhões contra crime organizado

O governo federal anunciou nesta terça-feira, dia 12, o lançamento do programa Brasil Contra...

Nova lei do chocolate define teor mínimo de cacau no Brasil

O cenário para a indústria de doces no Brasil acaba de passar por uma...

Mais artigos como este

Governo do Amazonas leva Crédito Rosa e Dignidade Menstrual a Tabatinga e beneficia mulheres em situação de vulnerabilidade

O Crédito Rosa e o programa Dignidade Menstrual chegaram ao município de Tabatinga, no...

Festival Amazonas de Ópera apresenta montagem histórica de ‘Salvator Rosa’ no Teatro Amazonas

O Festival Amazonas de Ópera (FAO) alcança um de seus momentos mais significativos nesta...

Governo lança plano de R$ 11 bilhões contra crime organizado

O governo federal anunciou nesta terça-feira, dia 12, o lançamento do programa Brasil Contra...