HomeSociedadeProjeto Mulher Empreendedora alcança mais de dois mil atendimentos em Manaus

Projeto Mulher Empreendedora alcança mais de dois mil atendimentos em Manaus

Publicado em

Capacitar mulheres que desejam empreender ou potencializar os negócios e resgatar a autoestima. Esses são os principais objetivos do projeto “Mulher Empreendedora” criado, em abril de 2019, pela vereadora Mirtes Salles (Republicanos).

Em um ano e sete meses, já foram realizados 2.063 atendimentos, entre reuniões caravanas e cursos, em diversas comunidades da capital. Para Mirtes Salles, que é presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto é um incentivo ao empreendedorismo feminino e também a construção de diversas histórias de superação das mulheres aqui da capital.

“Nós estamos dando oportunidades a essas mulheres de construírem um negócio próprio, trabalhar dentro de casa e conseguir uma renda para família. Sem falar, que ajuda na autoestima e na conquista de espaço e de oportunidades iguais na sociedade”, explicou Mirtes.

Uma dessas novas empreendedoras é Suzyete Guimarães, 47 anos. Por causa da filha Hilary Guimarães Lemos, 18 anos, que tem síndrome de down. Foi a partir da busca por um trabalho que Suzy, como é mais conhecida, começou a ganhar destaque no Conjunto Cidadão VII, Cidade Nova e ainda contribuiu muito para o crescimento de Hilary.

“Por causa da minha filha, tenho que trabalhar em casa. Encontrei na confecção de sandálias e bijouterias, uma alternativa para ter uma profissão, conseguir uma renda e, o melhor, ter a Hilary ao meu lado como uma parceira nessa ação de empreendedorismo. Esse projeto é uma oportunidade de profissionalizarmos o negócio e desenvolver ações para aumentar a produção e os rendimentos. Sem falar que melhorou muito o comportamento da minha filha, funcionando como uma inclusão social para a jovem”, relatou Suzy.

E para ajudar também na comercialização destes produtos, foi criada a Feira da Mulher Empreendedora, um espaço para a divulgação dos trabalhos dessas mulheres. Hoje, o funcionamento é virtual e a feira é divulgada nas redes sociais da parlamentar.

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam) são parceiros do “Mulher Empreendedora”.

Devido, ao projeto, a vereadora foi convidada para participar da Feira Digital Internacional de Empreendedorismo, Inovação e Crédito, entre os dias 21 e 23 de outubro, realizada pelo Sebrae/AM. No último dia do evento, Mirtes Salles estará no Talk Show: Empreender é coisa da Mulher.
Importante lembrar que por causa da pandemia da Covid-19, os atendimentos são realizados por meio das caravanas itinerantes e das reuniões.

Leia mais:
Projeto prevê que Governo inclua mulheres e negros em campanhas publicitárias
Ausência de mulheres na disputa pela Prefeitura de Manaus reforça machismo
Deputado propõe atendimento psicológico nas delegacias à mulheres vítimas de violência

Com informações da assessoria*

Últimos Artigos

Alunos de Manaus terão centro de desenvolvimento para altas habilidades

A rede municipal de ensino de Manaus passará a contar com uma estrutura dedicada...

STF bate o martelo e redes sociais têm 60 dias para se adequar a novas exigências

Suprema Corte encerra julgamento sobre o Marco Civil da Internet e consolida critérios para...

Teatro Amazonas vira palco de encontro histórico entre Bach e Schnittke

Orquestra de Câmara do Amazonas realiza apresentação especial unindo tradição e modernidade nesta quinta-feira A...

Mutirão de saúde oferece exames gratuitos e consultas na capital e no interior do AM

Programa Governamental mobiliza atendimento médico na zona oeste de Manaus e no município de...

Mais artigos como este

Alunos de Manaus terão centro de desenvolvimento para altas habilidades

A rede municipal de ensino de Manaus passará a contar com uma estrutura dedicada...

STF bate o martelo e redes sociais têm 60 dias para se adequar a novas exigências

Suprema Corte encerra julgamento sobre o Marco Civil da Internet e consolida critérios para...

Teatro Amazonas vira palco de encontro histórico entre Bach e Schnittke

Orquestra de Câmara do Amazonas realiza apresentação especial unindo tradição e modernidade nesta quinta-feira A...