sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    HomePoderAmazonasProjeto de Lei aumenta proteção aos ciclistas do Amazonas

    Projeto de Lei aumenta proteção aos ciclistas do Amazonas

    Publicado em

    As rodovias do Amazonas poderão contar com sinalização para chamar atenção e orientar os motoristas quanto à presença de ciclistas nas vias. Já que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei (PL) que visa à instalação das placas. A proposta é assinada pelo deputado Saullo Vianna (PPS), que lembra que as placas vão orientar os motoristas, sobre o cuidado com os ciclistas nas rodovias.

    De acordo com a matéria, serão instaladas “em todas as saídas dos municípios com acesso às rodovias, visando garantir melhor visualização pelo condutor”.

    Entre as informações que estarão contidas na sinalização está a frase: “Cuidado! Ciclista na via!”. Segundo o parlamentar, por mais que o Código de Trânsito Brasileiro regulamente o uso das rodovias por ciclistas, o número de acidentes só aumenta.

    O deputado cita reportagem divulgada no mês de março de 2017, pela TV Globo, mostrando que 32 ciclistas são internados diariamente, devido a acidentes. Somente em 2014, morreram 1.357 ciclistas no trânsito de todo o Brasil. Em 2013, foram 1.348 mortes.

    Já em 2015, foram 10.935 internações de ciclistas, com um custo de R$ 13,2 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). No ano de 2016, houve 11.741 internações, com custo superior a R$ 14 milhões.

    “Como se não bastasse à falta de respeito e atenção dos condutores de veículos, após o acidente muitos não prestam socorro, favorecendo o risco de morte”, afirma Saullo Viana.

    Medo de morrer atropelado

    O engenheiro civil Paulo Aguiar, 51, que é coordenador geral da ONG Pedala Manaus e conselheiro regional da União de Ciclistas do Brasil (UCB) pela região norte, além de voluntário no projeto Bike Anjo no Brasil, também cita dificuldades enfrentadas pelos ciclistas da capital e defende medidas para maior segurança aos praticantes desse tipo de modal.

    Paulo Aguiar enumera alguns problemas enfrentados por quem opta pelo modal em Manaus: falta de segurança e proteção no trânsito (medo de morrer atropelado); falta de infraestrutura adequada, funcional e segura (Manaus é a capital com a menor malha cicloviária do Brasil); falta de paraciclos e bicicletários; falta de campanhas de sensibilização e respeito ao ciclista; trânsito hostil e violento, ruas e vias com velocidade alta; falta de fiscalização e radares; a inexistência de intermodalidade (usar a bicicleta juntamente com o transporte público); falta de vontade política e de políticas públicas para o modal, além do descumprimento da política nacional de mobilidade urbana.

    “Boa iniciativa”

    Paulo Aguiar define como “boa iniciativa”, o projeto do deputado Saullo Vianna, mas acha que ele poderia também sugerir uma ciclovia ligando Manaus a Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.

    “Além de favorecer atletas, poderia estimular o cicloturismo, geração de renda e emprego e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte entre os municípios. Em paralelo, poderia propor uma campanha de sensibilização, demonstrando os benefícios do uso da bicicleta, trazendo mais usuários para o modal. O ciclista só usará a bicicleta de forma regular se se sentir seguro e somente as placas não trarão esse sentimento, ainda mais em rodovias cujas velocidades são acima de 90 km/h”, comentou.

    Pedala Manaus

    A Associação Ciclística Pedala Manaus existe há nove anos. Criada por um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a ONG atua de forma voluntária e sem fins lucrativos para o fortalecimento do uso da bicicleta como meio de transporte, de acordo com Paulo Aguiar, que é industriário e ciclista.

    Ele explica que o Pedala Manaus tem três eixos de atuação: políticas públicas (pesquisas, levantamentos de dados, audiências públicas); ações sociais e desenvolvimento comunitário da cultura do uso da bicicleta (palestras, capacitações, oficinas, atividades educativas e de sensibilização e passeios noturnos). Aguiar defende o uso de bicicletas nas cidades. “Não polui, não faz barulho, não ocupa espaço, é modal de transporte, reduz congestionamentos, reduz gastos com saúde pública, permite acesso à cidade, democratiza os espaços”.

    Em números

    Usuários de bicicleta em Manaus de forma regular somam 4% da população (Ipea 2012)Já a malha cicloviária de Manaus é formada por 38 km (entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas). Percentual de usuários que usam a bicicleta como meio de transporte é de 88%.

     

    Últimos Artigos

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...

    Explicando: Plano de execução de Lula e Alckmin

    A Polícia Federal (PF) deflagrou na última terça (19), uma operação que revelou uma...

    Mais artigos como este

    Bolsa Família: MDS alerta sobre fake news de pagamentos

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou...

    Detran alerta sobre golpes envolvendo mensagens de texto

    Cuidado com mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da CNH Unidades do Departamento Estadual de...

    Governo suspende publicidade de Bets para crianças e adolescentes

    A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública,...