segunda-feira, abril 28, 2025
More
    HomePoderPolíticos do AM se dividem entre isenção e apoio a Bolsonaro e...

    Políticos do AM se dividem entre isenção e apoio a Bolsonaro e Lula

    Publicado em

    A manifestação de parlamentares da bancada federal do Amazonas nas redes sociais em relação a Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai de apoio e críticas diretas até a isenção. Dos oito deputados federais e três senadores, quatro publicam mensagens de apoio a Bolsonaro, quatro a favor de Lula e três evitam citar ambos.

    Os deputados Capitão Alberto Neto (PL), Delegado Pablo (União) e Silas Câmara (Republicanos) e o senador Plínio Valério (PSDB) compõem o grupo de apoiadores do presidente.

    No Twitter e Instagram, Alberto Neto tem fotos com Bolsonaro, registros das motociatas, retweets de publicações do presidente, tweets de pautas favoráveis ao atual governo e críticas a Lula.

    De modo semelhante, Delegado Pablo defende o voto impresso – rejeitado pelo Congresso Nacional -, pauta recorrente nos discursos de Bolsonaro. Os dois deputados, que possuem nicho de eleitores entre as forças de segurança, também apostam em postagens para policiais

    Já Silas Câmara, que tem maior parte do eleitorado proveniente de igrejas evangélicas, tem além das fotos com Bolsonaro registros orando em templos, além de outras publicações de caráter religioso, sobretudo no Instagram.

    Plínio Valério é o menos direto no Twitter e Instagram em relação a Bolsonaro. Mas as publicações do senador, principalmente links de notícias retweetados, apoiam pautas defendidas por Bolsonaro, como críticas a ONGs ambientais, questionamento do isolamento e vacinação contra a Covid-19 e desfavoráveis a Lula e a países com líderes de esquerda.

    Pró-Lula

    Os deputados José Ricardo (PT) e Marcelo Ramos (PSD) e os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) ocupam os feeds com postagens a favor de Lula, principal adversário de Bolsonaro na disputa pela presidência do Brasil.

    José Ricardo, da mesma legenda de Lula, tradicionalmente tem a imagem associdada ao ex-presidente. O deputado mantém o apoio ao petista no pleito deste ano.

    Marcelo Ramos e Omar Aziz tiveram embates diretos com Bolsonaro. Ramos se tornou alvo do presidente ao deixar o PL com a filiação de Bolsonaro. O deputado criticou a edição de decretos para a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que afetam a Zona Franca de Manaus. Em maio, foi destituído da vice-presidência da Câmara dos Deputados pelo presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), por influência de Bolsonaro.

    Aziz se tornou um desafeto de Bolsonaro após assumir a presidência da CPI da Covid, em 2021. O parlamentar foi um crítico da atuação do governo federal na gestão da pandemia.

    Marcelo Ramos faz críticas diretas a Bolsonaro e já declarou apoio a Lula abertamente. No Instagram de Aziz, a publicação fixada é um vídeo do ex-presidente com o senador declarando apoio à candidatura de Lula para presidente do Brasil.

    O partido de Braga, MDB, está dividido entre o apoio a Lula e Simone Tebet. Mas o senador, líder da legenda no Senado, já se reuniu com o petista no começo de julho. Em post no Instagram, Braga registrou o encontro em uma foto com Lula.

    Ex-governador do Estado, Braga quer ser o candidato de Lula na disputa ao Governo do Amazonas. O MDB marcou sua convenção para o dia 30, quando decidirá pela candidatura ao governo. Mas Braga já declarou apoio ao ex-presidente Lula.

    Os deputados Bosco Saraiva, Sidney Leite e Átila Lins evitam citar Bolsonaro ou Lula nas redes sociais. A maior parte das publicações são registros das agendas dos políticos no interior e bairros de Manaus e informações sobre a destinação de emendas parlamentares.

    Bosco Saraiva é presidente Estadual do Solidariedade, partido que nacionalmente já oficializou apoio a Lula. Sidney Leite e Átila Lins estão no PSD, dirigido no Amazonas pelo senador Omar Aziz.

    Leia mais:
    Anitta e Lula conversam sobre estratégia para o petista vencer as eleições
    Lula promete deixar ZFM intocada, caso volte a ser presidente
    Bolsonaro cumpriu 36% das promessas de campanha

    Mais informações.

     

    Últimos Artigos

    Governo do Amazonas inaugura 1º serviço de Telessaúde no interior

    O governador Wilson Lima entregou, neste sábado (26/04), o primeiro serviço de Telessaúde no...

    Emprego em Manaus: motorista, garçom e outras vagas nesta segunda (28); confira

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 393 vagas de emprego...

    Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais em Manaus

    A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa os...

    Detran-AM abre 420 vagas para cursos gratuitos de trânsito em maio

    O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da Escola Pública de...

    Mais artigos como este

    Governo do Amazonas inaugura 1º serviço de Telessaúde no interior

    O governador Wilson Lima entregou, neste sábado (26/04), o primeiro serviço de Telessaúde no...

    Emprego em Manaus: motorista, garçom e outras vagas nesta segunda (28); confira

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 393 vagas de emprego...

    Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais em Manaus

    A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa os...